A exposição foi inaugurada no passado dia 25 de março e contou com a presença da Vereadora do Desenvolvimento Local, Lucinda Delgado.

Nesta mostra está reproduzida, em parte, documentação que deu origem a uma brochura que explica as Festividades do Ciclo da Páscoa na nossa cidade, bem como as suas raízes históricas.

A Quaresma e a Páscoa, quadra particularmente importante no calendário da cristandade, são vividas pela comunidade poveira com a solenidade própria das grandes ocasiões.

A Procissão dos Passos de Amorim e a da Póvoa de Varzim, a Via Sacra, o Domingo de Ramos, a Procissão dos Passos de Rates, Bois da Páscoa, a Celebração da Ceia do Senhor, a Visita às Igrejas, a Queima do Judas, a Procissão do Enterro do Senhor, a Procissão da Ressurreição, a Visita Pascal, o Cortejo Festivo, a Merenda “do Anjo”, a Festa da Ascenção do Senhor são as manifestações de caráter religioso e profano explicadas neste documento editado pela Câmara Municipal.

brochura está disponível no Posto de Turismo e será distribuída pelos hotéis do concelho, dando oportunidade a que os poveiros conheçam melhor as tradições pascais da sua terra e que todos quantos nos visitam nesta época possam descobrir a particularidade das celebrações de uma terra com identidade própria.