O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente no evento que contou também com a comparência dos padrinhos do grupo: Fernanda “Poveira” e José Macedo Vieira.

A noite ficou marcada pelas distinções a todos quantos colaboraram na dinamização de atividades da associação não só nos últimos tempos mas desde a sua fundação há 25 anos. Sócios, colaboradores, empresas, padrinhos, Comunicação Social, Presidente da Câmara Municipal e Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai foram agraciados pelas Tricanas Poveiras. No entanto, o Presidente da Direção do Grupo, António Pereira, também foi distinguido quer pela Direção das Tricanas, como por José Macedo e por Aires Pereira. O edil presenteou-o com um troféu que assinala os 200 do nascimento do Cego do Maio (o primeiro a ser entregue) como “forma de gratidão e para que fique guardado no vosso escaparate o agradecimento que lhes queremos fazer”.

No seu discurso, o Presidente da Câmara começou por agradecer a António Pereira e a todos os membros do grupo o trabalho que têm dedicado às Tricanas, constatando que “quando falamos das Tricanas, falamos da Póvoa. Esta não é uma associação qualquer porque não é uma associação de bairro mas sim uma associação que aglutina todos os bairros, o que torna mais difícil”.

Aires Pereira admitiu que um dos méritos da associação é saber esperar: “começou com condições muito precárias, esteve bastantes anos no antigo Quartel, depois passou para o Porto de Pesca. Temos vindo, ao longo do tempo, a melhorar as condições para continuarem a fazer o que tanto gostam – divulgar a cultura e tradições da nossa Póvoa de Varzim”.

O Presidente do Município reconheceu o papel de António Pereira, sendo que “para manter um grupo durante 25 anos e fazê-lo nascer desde o zero é preciso muita persistência, força de vontade, dedicação e paciência”.

Agradeceu ainda aos padrinhos, nomeadamente à D.ª Fernanda, “a nossa embaixadora além-atlântico em terras de São Paulo e do Brasil, por aquilo que tem feito pela Póvoa”.

António Pereira referiu-se à atividade, essencialmente cultural, do grupo Tricanas Poveiras, dentro e fora de Portugal, identificando-o como “agente cultural invejável” e “escola de formação cultural”. Enquanto fundador do grupo revelou que “foi formado apenas com o intuito de mostrar as raízes poveiras, a beleza das suas gentes e os seus costumes”. Destacou ainda a vertente desportiva através do ténis de mesa, atletismo e futebol de 5. Terminou comprometendo-se, em nome da Direção, a continuar a trabalhar.

O Presidente União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva, congratulou o grupo por apresentarem atividades tão diversas e com tanta qualidade para assinalarem os 25 anos, enaltecendo “a animação e capacidade de desenvolver atividades fantásticas”.