O Rancho Estrela do Norte e o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar fecharam com chave de ouro esta iniciativa do Pelouro do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Lucinda Delgado, Vereadora do Pelouro, reconheceu “o empenho dos grupos participantes que manifestaram boa-disposição nas suas exibições. No fundo, isto foi uma forma de saudar aqueles que vêm à Póvoa e o saber receber é o nosso cartão-de-visita. É uma forma também de preservar as nossas tradições, costumes e lendas”, transmitiu.

Ao longo de quatro domingos, vários grupos folclóricos tiveram a oportunidade de se darem a conhecer ao público poveiro e aos milhares de visitantes que, na época balnear, se deslocam à Póvoa de Varzim para momentos de lazer. O Grupo Folclórico de Cantares e Danças “Os Camponeses de Navais”, o Rancho Tricanas do Cidral, o Grupo Recreativo e Etnográfico “As Tricanas Poveiras”, o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Beiriz, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Aguçadoura, o Rancho Folclórico do Centro Social Bonitos de Amorim, o Rancho Estrela do Norte e o Rancho Folclórico de Aver-o-Mar animaram aquela zona da cidade e mostraram a sua etnografia.

Pensado com o objetivo de proporcionar uma oportunidade aos grupos do concelho de se mostrarem à comunidade, através de atuações, e angariarem receitas próprias, com a venda de produtos da sua zona e/ou material por eles produzido, os “Domingos das Nossas Gentes”, simultaneamente, dinamizam a cidade e animam as tardes solarengas dos domingos de Verão.

Veja algumas imagens desta iniciativa.