Manuel Horta nasceu em Almada em 1970.

Realizou o Curso de Mestrado em Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Realizou o Curso de Licenciatura em Artes plásticas Escultura, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Cria, desenvolve e apresenta projetos regularmente desde 1993, «Avarias» (em espaços de diferentes delegações do Instituto Português da Juventude; Espaço Zaragata em Setúbal, 2004); Respostas (intervenções simultâneas em três espaços na Póvoa de Varzim, 2007), Exposição individual na Galeria Painel – Porto de 2 a 24 de Abril, em 2011; Altos Tachos – Galeria da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Póvoa de Varzim; Casa da Juventude Matosinhos; Casa da Cultura Mirandesa, Miranda do Douro, respetivamente em Janeiro, Junho e Outubro de 2012; Projecto sem título! – Instalação no Auditório Municipal de Vila do Conde, Novembro 2012. Projecto sem título! – Instalação na Galeria da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, em Leiria de 5 a 31 de Outubro de 2013. Projecto sem título! – Instalação na Casa da Cultura da Trofa, de 5 a 25 de Janeiro de 2014.

Depois do Cata sons – Residências artística na Primeira Avenida, edifício Axa (edifício Garantia), Av. Aliados, Porto, Outubro 2013 a Fevereiro 2014.

Outras Participações: Participação na exposição coletiva Dispersão no Fórum Cultural de Cerveira, em Junho de 2008; Participação no Serralves em Festa 2008, com o projeto Acção Vinil com Laranjada; Participação no projeto Arte na Rua Pintar o Futuro (projeto de Intervenção comunitária, ao abrigo do Programa Escolhas) – com o trabalho Carro dos Moletes, em 2009; Participação na Exposição Coletiva “Projeto 1: Interecycling” no Museu do Caramulo, em 2012. Participação no projeto expositivo Histórias do Cinema organizado pelo Clube de Cinema 8 e meio, da Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim.

Cria, desenvolve e apresenta projetos de Artes Plásticas regularmente desde 2000, no âmbito de Projetos de Intervenção Comunitária. Atualmente desenvolve o Projeto Cividade na Oficina de Artes Plásticas/Artes Visuais do Projeto Arrisca, na Póvoa de Varzim.