A proposta foi ontem aprovada na reunião do Executivo.

José Macedo Vieira será o primeiro poveiro a ser agraciado com a Medalha de Reconhecimento Poveiro, grau ouro. Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entre 1994 e 2013, Macedo Vieira “concretizou a intervenção de reabilitação e requalificação urbanística que resgatou a cidade da decadência a que parecia condenada, a reconciliou com a sua memória e com a sua identidade e a fez reencontrar o rumo para a competitividade e para o desenvolvimento sustentável, estendendo esta filosofia urbanística a todo o município e assim contribuindo para a diluição das assimetrias entre as áreas litorais e o mundo rural”, explicou Aires Pereira.

Quanto a António Pereira – que assinala 50 anos de vida associativa – será agraciado, essencialmente, “por ser o principal impulsionador e responsável maior pelo Campeonato de Futebol Inter-Freguesias, bem como pela Federação de Futebol Popular do Norte, sediada na nossa cidade, que é promotora de um campeonato entre os concelhos que criaram competições internas inspiradas no modelo organizativo do nosso campeonato”, afirmou o edil.

Dores Milhazes, Eduardo Lemos e Albertino Cadilhe – responsáveis pelas escolas Dr. Flávio Gonçalves, Eça de Queirós e Rocha Peixoto, respetivamente – “dedicaram os últimos 20 anos à vida escolar e o seus trabalhos devem ser reconhecidos”.

O Dia da Cidade comemora-se a 16 de junho e a cerimónia será realizada no Cine-Teatro Garrett, às 18h00.