Em parceria com as Câmaras Municipais de Vila do Conde e Póvoa de Varzim a iniciativa irá reunir empresas com atividade no concelho vizinho e na Póvoa de Varzim. O evento pretende constituir uma oportunidade para a comunidade mas em particular para os jovens estudantes e os candidatos a um novo emprego entrarem em contacto com entidades empregadoras. Está prevista a participação de 70 empresas.

Inserida nas Jornadas está a I Mostra de Profissões – profissão por um dia com tertúlias acerca do “Futuro das pescas”, “Desafios à inclusão”, “Mobilidade das empresas”, “Best places to work”, “Outros métodos de remuneração”, “Futuro das empresas por tradição”, workshops sobre fotografia, cozinha/pastelaria, saúde e beleza dos cabelos, sushi, sopas/cozinha saudável, mix de massagens, novas tendências em arte floral, RGPD, multimédia e primeiros socorros. Esta Mostra irá acontecer nos dias 21 e 22 de setembro, nos Jardins da Avenida Júlio Graça, em Vila do Conde.

No dia 25 terá lugar o seminário Qualificação e Empregabilidade, no Cine-Teatro Garrett. Às 10h30 irá realizar-se a mesa redonda “Qualificação ao longo da vida/ formação e conhecimento com a participação de José Manuel Castro, do IEFP e presidente do Conselho de Administração da Modatex, José Pedro Amorim, da Universidade do Porto, Orquídia Silva, Diretora do Grupo Prochef, e moderação de Luísa Tavares Moreira, Presidente da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa. Às 11h30 terá início a palestra “Desafios do futuro” por Joaquim Luís Coimbra, da Universidade do Porto, e às 14h30, nova mesa redonda subordinada ao tema “Indústria 4.0 e mercado de trabalho” com Paula Arriscado, diretora de Comunicação e Marketing da Toyota Portugal (Grupo Salvador Caetano) e Cândida Silva, professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto, e moderação de Flávio Ferreira – Presidente Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto. Às 15h45, Samuel Soares, CEO da Samsys, irá abordar o tema  “Hard skills vs Soft Skills com moderação de Maria José Correia, Diretora do Centro de Emprego da Póvoa de Varzim.

No dia 27, no Diana Bar, serão entregues os diplomas do Centro Qualifica, um reconhecimento, dirigida a jovens e adultos, que concluíram através do Centro QUALIFICA da Póvoa de Varzim, em modalidades de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) Escolar, de nível básico e secundário.

Finalmente, nos dias 28 de setembro e 1 de outubro, nas Escolas Secundárias D. Afonso Sanches, José Régio, Eça de Queirós e Rocha Peixoto vai acontecer o Roadshow Kit para o  Emprego. A iniciativa destina-se a estudantes do ensino secundário, de estabelecimentos de ensino públicos dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, dotando-os de um conjunto de ferramentas úteis para integração futura no Mercado de Emprego. As temáticas do programa incluem Entrevista de Emprego (*Teatro), Como fazer um bom CV (vídeo -Youtuber) e Marketing Pessoal e Empreendedorismo (ANJE/ESHT).