A sessão contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e culminou com a assinatura dos Protocolos de Cooperação entre Municípios que integram a CIM Leiria e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) para a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante.

A abertura do evento ficou a cargo do Presidente da Câmara de Pedrogão Grande, Valdemar Alves, e contou com uma série de painéis temáticos ligados à Plataforma informática dos GAE, à importância da Rede Consular e dos GAES como suporte às Comunidades e ao Investimento e aos direitos e deveres no trabalho no estrangeiro, com oradores associados às centrais sindicais, ao Gabinete de Apoio ao lnvestidor da Diáspora, ao Ministério dos Negócios Estrageiros e à Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

A sessão contou ainda com a presença de António Mendonça Mendes (Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais) e Elsa Castro (Adjunta da Secretária de Estado da Segurança Social) que explanaram pontos afetos à Dupla Tributação e Articulação dos diversos sistemas da Segurança Social da UE, nos termos da Regulamentação Comunitária.

O Município da Póvoa de Varzim esteve presente e fez-se representar pela Vereadora da Coesão Social, Andrea Silva.