A Masterclasse destina-se a alunos de Flauta Transversal da Escola de Música da Póvoa de Varzim e a alunos externos. Todos os intervenientes vão receber um diploma de participação no final do curso.

Para esclarecimento de dúvidas os participantes deverão contactar a Escola de Música da Póvoa de Varzim através do endereço eletrónico: dp.empv@gmail.com

A iniciativa tem como principais objetivos contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contacto com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Gil Magalhães

Gil Magalhães nasceu no Porto em 1974, tendo iniciado os estudos musicais com o seu pai, José Magalhães, aos 9 anos. Optou pela flauta transversal aos 13 anos, ingressando no Conservatório de Música do Porto e concluindo três anos mais tarde o curso de flauta na classe do professor Olavo Barros. Prosseguiu os seus estudos e frequentou Masterclasses com Wendy Quilan, Sabina Laurain, Aurele Nicolet, Felix Renggli, entre outros. Licenciado em Flauta Transversal na classe do professor Eduardo Lucena, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, concluiu a sua licenciatura com elevada classificação. Atualmente, no âmbito do curso de investigação conducente ao grau de Doutor em Performance Musical na Universidade de Aveiro, prepara a sua dissertação de tese de Doutoramento. Vencedor nas edições de 1988 e 1990 do 1ºPrémio Regional nos concursos da “Juventude Musical Portuguesa”, obteve também o 1º lugar nos concursos para a “Orquestra Sinfónica da Juventude Luso Francesa”, “Orquestra Portuguesa da Juventude”, “Orquestra Sinfónica das Escolas de Música” e “Orquestra Regional do Norte”. Foi flautista convidado na” RÉGIE SINFONIA” – Orquestra do Porto, tendo colaborado com outras formações orquestrais e camerísticas. De 1993 até 2004 foi flautista da Orquestra do Norte, 1ª flauta solista “A” desde 1998, na qual realizou, durante este período, mais de 1000 concertos em Portugal, Espanha e França, tendo realizado vários concertos como solista. Trabalhou, entre outros, com os maestros Kristof Penderecky, Enrique Bátiz, Leo Brower, Roland Mélia, James Tuglle, e com intérpretes como Patricia Kopachinskaya, Eduardo Isaac, Duo Assad, Michel Lethiec, José Carreras, Andrea Bocelli e Scorpions. Participou na gravação de emissões para a RTP, SIC, Antena 2, bem como na diversa discografia da Orquestra do Norte. Em 2003 recebeu o convite do Maestro Enrique Batiz para, na qualidade de Flautista Co principal, integrar a Orquestra Sinfónica do Estado do México, na temporada 2004. Desde 2006, juntamente com o guitarrista Carlos Lima, forma o “ExpressOriente Duo” , projecto dedicado à música contemporânea e novas sonoridades. É desde 2008 1º Flauta da Orquestra da Universidade do Minho. É professor de Flauta Transversal, Técnicas de Interpretação e Música de Câmara no Departamento de Música do Instituto de Línguas e Ciências Humanas da Universidade do Minho, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, no Conservatório de Música e Escola Profissional de Artes da Jobra – Branca, e Maestro/Diretor Artístico da Banda de Música da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez. Gil Magalhães toca com flautas Sankyo.