Para assinalar o término da iniciativa e como forma de agradecer aos voluntários envolvidos, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve reunido com todos os envolvidos. O autarca discursou e as suas palavras chegaram ao entendimento daqueles que não ouvem, graças à profissional que se disponibilizou a utilizar a Língua Gestual.

O projeto decorreu durante o mês de julho na Praia Verde e juntou 20 voluntários (integram a Bolsa Concelhia de Voluntariado deste Município) que diariamente deram o seu contributo levando a banhos de mar pessoas com desafios de acessibilidades (mobilidade reduzida, cegos e outras) com a cadeira anfíbia que a Câmara Municipal disponibiliza para este projeto.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, constatou, in loco, o sucesso da iniciativa. O Sr. António Costa, com 81 anos, de Guimarães, sofre da doença de Parkinson há vários anos e desejava poder ir ao mar. Tal só foi possível graças ao IN Póvoa. Foi com imensa satisfação que os seus familiares relataram este caso ao Presidente da autarquia agradecendo o apoio ao projeto.

Também os utentes do MAPADI usufruíram bastante desta ação que lhes tem facilitado a ida a banhos de mar.

Este foi um projeto único no Norte do país e que pretendeu não só melhorar a qualidade de vida dos cidadãos com necessidades especiais como dos seus familiares, proporcionando-lhes algumas horas de descanso. Ou seja, entre as 9h30 e as 11h30 e as 15h30 e as 18h30, os voluntários estiveram disponíveis para fazer companhia aos veraneantes com mobilidade reduzida e colaborar com os nadadores-salvadores na tarefa de os levar aos banhos de mar.