“A reação das pessoas é a nossa maior alegria, nesta altura. Percebemos, pela reação das crianças e dos pais, que, efetivamente, a escola está um belíssimo espaço”, constatou Aires Pereira.

O Presidente explicou que a escola “foi recuperada num tempo recorde. Pouca gente acreditaria que éramos capazes de fazer isto em 9 meses. Está pronta. Estamos no início do ano escolar”.

O edil transmitiu que “é um equipamento que tem muito a ver com este espaço de integração no bairro sul e, portanto, todos os técnicos, e a própria empresa construtora, estão todos de parabéns pelo magnífico trabalho que aqui fizeram”.

Aires Pereira deu nota de que “mais uma vez iniciamos o ano escolar, na Póvoa de Varzim, em ambiente de concórdia e com tudo devidamente organizado”. Neste sentido, revelou que “sinto uma enorme satisfação por este trabalho”.

Aires Pereira referiu-se também à Escola da Lapa, que “agora fica devoluta, e pensamos lá montar um Centro de Dia, um local de encontro para os pescadores e para as pessoas que estão sozinhas. Enfim, é um espaço magnífico, com uma localização ótima, junto ao mar. Vamos fazer umas pequenas obras e devolvê-la à comunidade”.

Amália Cândida, Diretora do Agrupamento de Escolas Cego do Maio, transmitiu que “esta escola tem tudo o que uma criança precisa. A nível de espaço físico tem todas as condições para sentir que a escola é um edifício de aprendizagem mas também de acolhimento. Tem um corpo docente que está imbuído de toda a vontade de dar o seu melhor por estes alunos”.

Depois da bênção da Escola E.B. 1/ J.I. do Século pelo pároco Duarte Nuno Rocha procedeu-se a uma visita às instalações, que contou com a presença do executivo camarário, bem como do Presidente da Assembleia Municipal.

Veja algumas imagens desta sessão inaugural.

A remodelação e ampliação da Escola E.B. 1/ J.I. do Século resulta de um investimento de cerca de 2 milhões de euros e 20% foi a Câmara Municipal que comparticipou.

Mais de 300 crianças usufruem deste novo equipamento que este ano letivo irá albergar 11 turmas do 1º ciclo e 5 do pré-escolar. A escola conta ainda com uma sala multideficiência, uma cantina alargada e ampliada, uma sala de professores, um gabinete para a coordenação da escola, outro para a Associação de Pais e uma sala para aulas de apoio, bem como espaços de lazer, um ginásio multifuncional e uma grande biblioteca escolar.