A cerimónia contou com a presença de D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, Aires Pereira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Padre José Gonçalves e Padre Nuno Rocha, antigo e atual pároco de S. José de Ribamar.

Conhecedor das transformações realizadas na paróquia e evolução dos vários equipamentos, Aires Pereira referiu que a autarquia poveira tem sido, ao longo deste tempo, um parceiro e quer continuar a ser.

O Vice-Presidente entende que a Câmara Municipal não deve ser a solução mas sim parte da solução para que estes equipamentos possam estar ao serviço da comunidade e para que possamos sempre fazer algo mais.

O autarca aproveitou o momento para se referir ao importante papel da comunidade católica que tem ajudado a recuperar e a manter muito do património histórico da Póvoa de Varzim. Neste sentido, lembrou também o impulso dado ao Turismo Religioso no nosso concelho, algo que o Município pretende dinamizar e desenvolver em conjunto com as paróquias.

No âmbito do Turismo Religioso, nomeadamente o culto à Beata Alexandrina, Aires Pereira manifestou o seu interesse e empenho na abertura do nó da A7 em Balasar, “uma tarefa difícil mas que vamos conseguir. Se mobilizarmos todas as forças políticas conseguiremos levar a bom porto esta intenção”, assegurou o autarca dizendo que para o efeito também conta com o apoio de D. Jorge Ortiga.

O Arcebispo Primaz de Braga destacou a “importância da religiosidade na vida familiar que através deste edifício pode aproximar ainda mais a comunidade”.

Por sua vez, o Padre José Gonçalves, a quem foi atribuído o seu nome ao Centro Catequético, partilhou a história do edifício, que ao longo dos tempos foi local de ensino e também de solidariedade, aproveitando ainda para agradecer o apoio que teve de muitas pessoas.

O Padre Nuno Rocha salientou que o imóvel situado na Praça João XXIII tem 18 salas e vai estar aberto a instituições do concelho, tratando-se de “um espaço de muitos para muitos”.

As instalações agora inauguradas foram preparadas em tempo recorde porque inserem-se num plano de reestruturação da paróquia, nomeadamente no batistério, contou o pároco.