O Arquivo Municipal facilita o acesso aos seus documentos, disponibilizando um novo instrumento de pesquisa no Portal Municipal  e na sua Recepção e Sala de Leitura de Informação Documental. Deste modo, qualquer utilizador, mesmo na sua casa, poderá aceder ao Inventário do Arquivo.

Este novo instrumento de pesquisa foi concebido com o objectivo de facilitar a identificação da documentação conservada e garantir a recuperação da informação contida nos documentos, proporcionando uma consulta mais rápida e eficaz.

O Inventário é constituído por dois grupos: Arquivos Públicos (Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que inclui os Sub-Sistemas: Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e o do Turismo; Administração do Concelho; Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim; Câmara de Rates) e Arquivos Privados (Orfeão Poveiro; Empresa de Turismo e Praia da Póvoa de Varzim (SOPETE)).

Para além disso, encontra-se em fase de preparação o Estudo Orgânico – Funcional da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que contribuirá para um melhor entendimento da Orgânica Camarária.