Estas decorrem nos dias 28 a 30 de setembro e são subordinadas ao tema Partilhar Memórias. “Reavivar continuamente a memória é fundamental para que o passado não seja esquecido, pois capacita-nos a atualizar impressões ou informações, fazendo com que a história se eternize na nossa consciência e se transmita de geração em geração. Partilhá-la entre as diferentes gerações, diferentes comunidades e diferentes países contribui para a construção de um mundo mais esclarecido, mais tolerante e melhor”.

Neste âmbito, a Biblioteca Municipal organiza decorrerá a atividade Partilhar Memórias da Lancha Poveira do Alto Fé em Deus” com a participação de José Peixoto, um dos tripulantes da Lancha, no dia 28, sexta-feira, às 15h00.

Integrada nestas Jornadas a Biblioteca tem patente, até 4 de outubro, a Mostra Documental “Póvoa de Varzim – La Guardia / Sta Tecla”. A mostra, constituída por livros, fotografias, recortes de imprensa e objetos, pretende dar a conhecer as viagens que a Lancha Poveira realizou em 1991, na sua primeira viagem por mar, e o regresso a La Guardia em 2017, aquando das comemorações dos 25 anos da Lancha. A mostra é um convite para uma viagem no tempo e remete-nos para a ligação histórica de duas comunidades ligadas à pesca e ao mar.

A Lancha Poveira do Alto Fé em Deus é uma embarcação de pesca tradicional de origem secular. Em 1991 foi reconstruída uma réplica segundo normas e modelos tradicionais e representa uma das últimas lanchas poveiras a ir ao mar.

O início da construção deu-se a 27 de Fevereiro de 1991 seguindo o sonho de Manuel Lopes, um Poveiro amante da cultura e muito respeitado pela população. É desde então a embarcação tradicional portuguesa que mais navega por mar, promovendo a memória do pescador poveiro e português. Em 2012 a mesma embarcação persegue outro dos seus sonhos, rumo à Galiza fazendo aquele que é considerado o primeiro Caminho Marítimo para Santiago de Compostela. O sonho de Manuel Lopes é agora o sonho dos tripulantes da Lancha Poveira.