A efeméride assinala-se a 31 de maio, tendo a Biblioteca Municipal resolvido dedicar uma sessão de Artes & Ofícios aos homens do mar e às diversas valências ligadas à sua exigente arte: a faina da pesca, os apetrechos marítimos, as embarcações de pesca e os vários tipos de redes de pesca.

Este encontro contou com a colaboração do FOR-MAR, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – Pólo de Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Ao lado do Mestre Manuel Vareiro estiveram quatro formados do Curso de Pescador – Obtenção de Cédula Marítima: Maria da Assunção Maio Pereira, Paula Marisa Moreira da Silva, Paulo Sérgio Fangueiro Terroso e Igor André da Costa Lopes.

Nesta sessão, em que participou uma turma do 5º ano da Escola EB 2/3 Flávio Gonçalves, foram exemplificadas a confeção de diferentes artes de pesca, isto é, os diferentes tipos de redes e a forma de as consertar, depois de uma faina mais atribulada. Foi ainda feita uma abordagem a várias “armadilhas” de captura, por exemplo, os covos para apanhar os polvos. Veja a fotogaleria.

Durante a sessão, os formandos do FOR-MAR e o próprio Mestre Vareiro deram conta das suas experiências e das motivações para a profissão de pescador. Os jovens apreciaram bastante esta sessão, tendo participado ativamente nalgumas das tarefas exemplificadas, como foi o caso do conserto das redes.