Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, é autor do prefácio da obra e referiu que se trata de um “trabalho que já existia sendo que o livro “Paisagem Poveira” foi o terceiro da coleção “Na linha do horizonte” da Biblioteca Poveira. Esgotou rapidamente porque havia muitos interessados, não só pessoas da Póvoa mas também de fora, que queriam conhecer melhor o concelho, mas sobretudo professores, alunos e pessoas que, de alguma forma queriam ter ligação afetiva à Póvoa”.

O Vereador explicou que “o livro tem uma temática variada que vai desde a população que temos à sua evolução, mas também pormenores de muita importância, como os monumentos todos da Póvoa e os brasões das doze freguesias. Temos ainda uma visão alargada do concelho, com a multiplicidade de oferta turística que existe. São centenas de páginas sobre a Póvoa de Varzim com interesse para estudiosos e não só, também para aqueles que nos visitam ou têm intenção de visitar. Através deste livro é possível fazer um roteiro, não só turístico mas a nível gastronómico, das tradições poveiras, dos monumentos, dos edifícios com interesse patrimonial.

É, de facto, um livro que abraça tudo e isso deve-se ao trabalho do professor Júlio Borges”.

Luís Diamantino justifica a necessidade desta nova edição porque “as cidades são um organismo vivo que está sempre em evolução e que têm muito da comunidade que as habita. A Póvoa tem sofrido uma evolução muito grande e, neste sentido, houve um trabalho muto profundo para acompanhar esta evolução”.

O autarca revelou ainda que as fotografias do livro foram todas tiradas pelo autor, que é também fotógrafo e fez questão que assim fosse, dando o seu cunho pessoal.

Luís Borges revelou que começou por haver a intenção de publicar a segunda edição de “Paisagem Poveira”, editado há 11 anos. No entanto, o autor achou que tratando-se de uma publicação procurada para trabalhos de pesquisa, merecia ser revista e completa. Assim, o livro foi totalmente remodelado e intitulado “Monografia do Concelho da Póvoa de Varzim”. Para o efeito, Júlio Borges revelou que contou com o apoio da Biblioteca Municipal.

Em relação à edição anterior, “a maior diferença no concelho da Póvoa de Varzim verifica-se na evolução da estrutura da cidade”, constatou o autor.

Veja as imagens da sessão.