Às 22h30, terá início o Desfile do Judas pelas Ruas do Bairro Norte e às 24h00 a Leitura do Testamento seguido da Queima do Judas, na Esplanada do Carvalhido.

A iniciativa é uma manifestação de carácter profano com tradição poveira no período da Páscoa que a JuveNorte faz reviver desde a sua fundação, em 1986.

A Queima do Judas enquadra-se nas celebrações religiosas da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, com origem no imaginário cristão, segundo o qual Judas entregou Jesus à morte, tornando-se por isso o “Apóstolo Traidor”. Personificado por um tosco boneco, que é ciclicamente imolado num auto-de-fé popular, o “Apóstolo Maldito” serve assim de bode expiatório para escárnio e maldizer e para a ridicularização de vícios e costumes da sociedade.

Desta forma, a JuveNorte serve-se do dito Apóstolo para o mesmo fim, embora contemple apenas no seu testamento colaboradores, simpatizantes e, acima de tudo, amigos da associação. Assim sendo, apelam à compreensão de todos para a sua leitura, bem como a melhor interpretação das críticas nele contidas, algumas mesmo de tom sarcástico.