Neste dia juntam-se muitas pessoas no Cais da Póvoa de Varzim, para atirar as flores brancas que deixaram no Coreto ao mar, como símbolo de paz, de esperança e de mudança. Também estiveram presentes, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino e o impulsionador do Encontro pela Paz, Mário Ferraz.

Esta iniciativa, está inserida nas comemorações do 19º Encontro pela Paz que culmina não só com o lançamento das flores ao mar, mas também, com um minuto de silêncio, uma largada de pombos e um momento musical dirigido pelos professores Paulo Veiga, Agostinho Gomes, Marco Maia e António Costa, da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

A 13 de janeiro, às 21h30, no Diana Bar será o encerramento da Exposição Aristides de Sousa Mendes – Um homem bom-, serão relembrados alguns momentos do Encontro pela Paz, com a projeção de um filme e vão ser entregues os diplomas e certificados de agradecimento. Para terminar, o Duo Carla e Aires, a Dupla Maravilha, Francisco Cruz e Mara São Roque e os Coros Infantis de Laúndos e Amorim vão atuar e animar mais uma noite em que se relembra a Paz.

Este ano, o tema do Encontro pela Paz foi Aristides de Sousa Mendes –Um homem bom-, como homenagem a um homem que salvou inúmeras vidas.