A 7ª edição do evento foi apresentada esta manhã, no início do escadório do Monte de S. Félix, e contou com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Câmara Municipal, Padre Guilherme Peixoto, Pároco de Laúndos, Luís Ramos, da organização, e João Seabra, padrinho do “Laúndos em Movimento” 2015.

O Padre Guilherme Peixoto começou por revelar que a ideia inicial (em 2009) de organizar o evento era “aproveitar a beleza natural do Monte e juntar as pessoas num dia diferente de convívio”. Entretanto, ano após ano, “pensamos no que podíamos melhorar e os empresários da região também manifestaram vontade de patrocinarem o evento. Surgiu, então, a ideia de direcionar a iniciativa para as necessidades da Paróquia”.

Neste sentido, lembrou que o primeiro grande objetivo das edições iniciais do “Laúndos em Movimento” foi o restauro da Igreja Matriz. Restaurada a igreja, as receitas da edição deste ano revertem para o fundo destinado à construção da sede dos Escuteiros de Laúndos.

Outro grande objetivo da iniciativa é “proporcionar o convívio entre as pessoas da freguesia que, conhecendo-se melhor, vão ganhar amor à terra. Toda a gente está à espera deste dia que junta os lanutenses espalhados pelo mundo e atrai familiares de freguesias vizinhas”.

O Padre Guilherme Peixoto lembrou que “Laúndos em Movimento” começou como algo local, para juntar a comunidade, e hoje, também graças à comunicação social, a projeção do evento é nacional e isso ajuda-nos e leva-nos a sonhar cada vez mais”.

Andrea Silva reconheceu que a Câmara Municipal tem obrigação de apoiar um evento que nasceu da comunidade lanutense, com envolvimento de todos e para todos. A autarca destacou o facto de envolver não só os residentes como também os emigrantes.

A autarca admitiu que «“Laúndos em Movimento” já saiu da freguesia e tem uma projeção nacional», acrescentando que acredita que continuará a crescer nos próximos anos.

Salientou ainda o facto de existir sempre uma causa social e solidária associada, que agrega as pessoas, neste caso, a sede dos Escuteiros.

Luís Ramos explicou que “as grandes novidades deste ano são novas rampas para saltos da Prova de Downhill, que será no sábado à noite, dia 8. Vamos ter saltos ainda maiores e mais espetaculares. Para a Descida dos Carros Artesanais, vamos ter uma grande curva em relevé com cerca de 30 metros de comprimento em que os carros vão poder fazer a última curva antes da meta com grande velocidade e espetacularidade. A prova de Downhill tem um percurso de 600 metros com desnível de 90 metros (altura) e Descida dos Carros Artesanais tem 800 metros com cerca de 70 metros de desnível”.

Sobre a temática, esclareceu que era “História Universal, o que significa que os carrinhos para serem bem pontuados terão que ser caracterizados de acordo com o tema”.

Sobre a classificação que define o vencedor, Luís Ramos transmitiu que “conta a caracterização do carro, a caracterização do piloto e da sua equipa e o melhor tempo de duas descidas”.

Por fim, Luís Ramos deixou o convite a todos, esclarecendo que se trata de “um evento para todas as idades, desde os mais pequeninos aos mais graúdos, estão todos convidados a passarem em Laúndos, neste fim-de-semana”. Neste sentido, revelou que a organização está a preparar tudo para que hajam parques de estacionamento devidamente sinalizados, prevendo receber muita gente.

Por considerar que o evento era muito interessante e a ideia brilhante, o humorista João Seabra aceitou o convite do Padre Guilherme para apadrinhar o evento.

Saiba mais sobre o “Laúndos em Movimento” em: www.facebook.com/LaundosEmMovimento

e www.paroquiadelaundos.pt/laundosemmovimento