O evento, com o mote “Literacia em Saúde”, decorre no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. A Sessão de abertura, ao final desta manhã, contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira.

O edil começou por agradecer o facto de terem escolhido um equipamento municipal para a realização destas primeiras jornadas e referiu-se também à temática escolhida, nomeadamente ao cidadão e o acesso à literacia na área da saúde. A este propósito, falou sobre a dificuldade que os profissionais de saúde têm quando confrontados com utentes que adquirem informação errada ou distorcida na internet. Neste sentido, advertiu que “é necessário ter algum cuidado na divulgação deste tipo de informação no portal do Serviço Nacional de Saúde pois tem o objetivo de ajudar e de fazer com que as pessoas se familiarizem mais com os termos”. Reconheceu, ainda, que “é importante que os Municípios também ajudem na divulgação do portal do SNS”.

Aires Pereira congratulou-se, enquanto Presidente de Câmara, pelo facto de, no nosso concelho, todos os munícipes terem médico de família e termos condições de excelência nas Unidades de Saúde Familiar da ACeS PVVC.

Perante uma plateia de profissionais de saúde, o autarca não pôde deixar de manifestar a sua preocupação com a incerteza sobre o futuro do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, referindo-se à situação de instabilidade criada aos mais de 600 profissionais que lá trabalham.

A Diretora Executiva ACeS PVVC, Judite Neves, propôs-se a lançar desafios às Câmaras Municipais da Póvoa de Varzim e Vila do Conde para iniciarem ações de literacia no sentido de aumentar o número de utentes registados no portal SNS. Aos internos também incitou à realização de um projeto mais sustentado ao nível da literacia.

Esta Sessão de abertura contou ainda com Lurdes Alves, Vereadora da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vera Pires, Diretora Internato Corino de Andrade, e Bruno Maia, Presidente do Núcleo de Internos Corino de Andrade.