Com a possibilidade de obtenção de mínimos para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro (6 a 13 de agosto) e Campeonato da Europa em Londres (16 a 22 de maio), esta prova tem como cabeça de cartaz o nadador Diogo Carvalho (Galitos), medalha de bronze nos 200 estilos nos Europeus de 2013 e 2015 e já com “passaporte” para o Brasil na mesma distância.

Tamila Holub (Sporting de Braga), Angélica André (Fluvial Portuense), Diana Durães (FC Porto), Ana Rodrigues (Associação Estamos Juntos), Tomás Veloso (CNAc), Luís Vaz (Famalicão) e Alexandre Coutinho (Cantanhedense) são outros destaques portugueses presentes na competição.

O FC Porto, com 33 inscritos, é a equipa com mais nadadores em prova, seguido do Fluvial Portuense com 29 e do Grupo Desportivo de Famalicão e Fluvial Vilacondense com 26.

No sábado e domingo, as provas iniciam-se às 09h00 (eliminatórias) e 16h30 (finais).

O VII Meeting Internacional da Póvoa de Varzim é organizado pela Associação de Natação do Norte de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e a empresa municipal Varzim Lazer.