O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, participou na procissão e referiu que “todos tínhamos uma enorme expectativa sobre a saída da procissão de São José”, realçando o “envolvimento que a comunidade paroquial teve para permitir colocar a procissão na rua”.

O edil constatou que “a adesão das pessoas foi enorme. O concelho da Póvoa estava na Póvoa. As pessoas gostaram, bastava ver a reação espontânea que tinham à passagem do andor de São José”.

Aires Pereira transmitiu que a “questão do turismo religioso é algo que tem que ser tratado de outra forma no concelho da Póvoa de Varzim. Há um conjunto de eventos de cariz religioso ímpar quer pela adesão da população quer pela forma como as pessoas participam”. Neste sentido, considera que “em conjunto com a Igreja temos que tratar isto de uma forma integrada e acho que é mais um marco no calendário das nossas procissões ao longo do ano”.

Por fim, o Presidente fez votos de que “no próximo ano, volte a haver procissão de São José”, transmitindo que “pela disponibilidade e disposição das pessoas” tinha percebido que “definitivamente, a procissão de São José vai ganhar um espaço dentro da nossa comunidade”.

Quatro andores e cerca de 150 figurinos compunham o cortejo religioso que percorreu a zona norte da cidade e suscitou a curiosidade de muitos.

Veja algumas imagens desta procissão.

O pároco Duarte Nuno Rocha explicou que este ano comemora-se, na Diocese de Braga, a “Celebração da Fé” e que esta será uma forma de celebrar a Fé, dando uma nova vida a esta procissão.

Esta surgiu no século XIX, com a criação da Confraria de S. José, e realizou-se até 1953, ano em que, devido à construção da nova Igreja, a realização da procissão foi interrompida e nunca mais foi retomada.