O ano passado, o Mercado Municipal recuperou a iniciativa e, tendo em conta o seu sucesso, voltou a realizá-la, ontem, Domingo de Ramos.

O Passeio dos Bois da Páscoa, que antigamente se realizava na Quinta-feira Santa, percorreu as principais artérias da cidade, atraindo milhares de pessoas. Este ano, participaram cinco produtores, entre eles vindos de Fafe e Marco de Canaveses, com 21 animais.

Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local da Câmara Municipal, recordou que “a tradição deixou de existir após o 25 de Abril de 1974”, sobretudo por “uma certa descrença” nesta prática, que constituía também “uma homenagem aos agricultores e produtores”.

O desfile do gado, adornado com sinos e cravos, foi precedido por uma exposição aos comerciantes na Praça Marquês de Pombal, em pleno centro e junto ao Mercado Municipal, “durante a qual alguns talhantes acabam por adquirir os animais”, contou a vereadora, frisando que “um dos objetivos é também divulgar o Mercado Municipal aos talhantes de fora do concelho”, além do “reavivar da tradição que a maior parte das crianças nunca viu”.

Veja algumas imagens desta recriação, aqui.