A apresentação será feita por Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal.

Segundo o autor, «a “Monografia do Concelho da Póvoa de Varzim” é uma edição atualizada e reformulada da minha obra “Paisagem Poveira”, editada em 2003,  na mesma coleção, com o fim de perpetuar o historial do Concelho e a memória das tradições, usos e costumes das suas gentes, no dualismo das culturas piscatória e rural. Como disse na introdução dessa obra, “o passado de um povo é a sua história, é uma memória coletiva a não esquecer, a fim de garantir a sua sobrevivência e identidade. Valorizando-a, contribuímos para legar às gerações vindouras o orgulho das suas origens». (Júlio António Borges)

 

Nota biográfica Júlio António Borges

Nasceu a 20 de Outubro de 1939 na freguesia de S. Pedro, Concelho e Distrito de Vila Real. No Liceu Camilo Castelo Branco, dessa cidade, completou o Curso Complementar. Em 1961 concluiu o Curso de Professor do Ensino Primário na Escola do Magistério de Vila Real.
Iniciou a carreira docente na vila de Murça, em 1961. Colocado na cidade do Porto, no ano seguinte, interrompeu as funções docentes por ter sido mobilizado para o Ultramar, participando na Guerra Colonial em Angola. Regressando em 1966, tomou posse do lugar na escola de S. Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos. Em 1967 foi colocado na freguesia de Aguçadoura, concelho da Póvoa de Varzim e, a partir de 1974, leccionou numa das escolas da sede do concelho. Durante os anos de 1975/76 foi delegado concelhio do IASE.
A 7 de Julho de 1995 foi agraciado com a Medalha de Ouro do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. Está referenciado no “Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses”.
No âmbito da promoção turística do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, foi um dos promotores da “Semana Figueirense”, efectuada na Póvoa de Varzim, em Agosto de 1995. No mês de Agosto, do ano seguinte, foi a vez da realização da “Semana Poveira”, em Figueira de Castelo Rodrigo. Os dois certames constaram de exposições/venda de produtos regionais, animação folclórica, conferências e visitas culturais.
Autor da maior parte das fotografias que ilustram as suas obras, apresentou-as em várias exposições fotográficas, entre os anos de 1991 e 1996 em Mata de Lobos, Figueira de Castelo Rodrigo, Lisboa, Aguçadoura e Póvoa de Varzim.
Em Julho de 1998, participou no II Congresso Internacional sobre Cister, realizado em Ourense, Espanha, expondo o tema: “O Real Mosteiro de Santa Maria de Aguiar”. Em Outubro do mesmo ano, foi convidado a tomar parte no Colóquio: “A Ordem de Cister, o Tempo e o Modo”, efectuado em S. Pedro do Sul, com a comunicação: “Os Cistercienses de Santa Maria de Aguiar, base da Economia Local”.
Em Outubro de 2000, a convite da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, apresentou, na Casa da Cultura, o tema: “O outro lado da Função Docente”.
Entre os anos de 2000 a 2004 pertenceu à Direção da “A Filantrópica” (Instituição Poveira). Desde os anos de 2001 a 2006 fez parte da Direcção da Liga dos Amigos do Hospital da Póvoa de Varzim.
No mês de Novembro de 2002, no âmbito dos “Serões de Castelo Rodrigo”, da iniciativa do Município Figueirense, proferiu, na antiga vila amuralhada, uma conferência subordinada ao tema: “Os Monges de Aguiar e a sua acção no Termo de Castelo Rodrigo”.
Colaborador dos Jornais: “Ecos da Marofa”, “Amigo da Verdade”, “A Guarda”, o “Notícias da Póvoa de Varzim” e da Revista Cultural “Beira Alta” (Viseu).

É autor das seguintes obras:
 
– Monografia de Mata de Lobos, 1989 (Esgotado)
– Monografia de Aguçadoura, Póvoa de Varzim, 1990 (Esgotado)
– Roteiro Turístico do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, 1993, 1ª edição. (Esgotado)
– Para a História de Mata de Lobos, Revista Beira Alta, 1993, LII, 3/4
– História Eclesiástica de Castelo Rodrigo e seu termo, Beira Alta, 1995, LIV, 1/2
– Arqueologia e Epigrafia de Mata de Lobos, Beira Alta, 1996, LV, 1/2
– Testemunhos da presença de Mouros e Judeus no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, 1996, LV, 3/4
MAPADI, Estudo Monográfico da Instituição, Póvoa de Varzim, 1996. (Esgotado)
O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar, Beira Alta, 1997, LVI, 1/2
– A Comunidade cigana do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, 1997, LVI, 3/4
Roteiro Turístico do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, 2ª edição revista e actualizada, 1997 (Esgotado)
O Mosteiro de Santa Maria de Aguiar e os Monges de Cister, 1997 (Esgotado)
– A Roda dos Expostos no concelho Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, 1998, LVII, 1/2
– O Santuário Mariano da Serra da Marofa, 1998 (Esgotado)
– O Real Mosteiro de Santa Maria de Aguiar – Actas do II Congresso Internacional sobre Cister en Galícia y Portugal – Ourense – Espanha, 1998
– Os Cistercienses de Santa Maria de Aguiar, base da Economia Local – Actas do Colóquio “A Ordem de Cister, o Tempo e o Modo”, S. Pedro do Sul, 1998.
– Castelo Rodrigo, Grandeza e Decadência – Beira Alta, 1998, LVII, 3 e 4.
– A Romanização no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo – Beira Alta, 1999, LVIII, 1,2.
– Cancioneiro Popular de Figueira de Castelo Rodrigo, 1999. (Esgotado).
– Breves notas sobre os Foros de Castelo Rodrigo – Beira Alta, 1999, LVIII, 3,4.
– O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo – I (Almofala, Escalhão, Escarigo e Mata de Lobos) –Beira Alta, 2000, LIX, ½.
– O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo – II (Cinco Vilas, Reigada, Vermiosa e Vilar Torpim) – Beira Alta, 2000, LIX, 3/4.
– Linguagem Popular do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, 2000 (Esgotado).
– Castelo Rodrigo – Passado e Presente, 2001 _ (Esgotado).
– Vidas Cruzadas _ Amor e Guerra em Angola, 2001 (ficção) _ (Esgotado).
– Arte Sacra no Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo – I (Algodres, Almendra, Almofala, Castelo Melhor, Castelo Rodrigo e Cinco Vilas) – Beira Alta, 2001, LXI, 1/2.
– Arte Sacra no Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo – II (Colmeal, Escalhão, Escarigo, Figueira de Castelo Rodrigo, e Freixeda do Torrão)- Beira Alta, 2001, LXI, 3/4
_ Arte Sacra no Arciprestado de Figueira de Castelo Rodrigo – III (Mata de Lobos, Penha de Águia, Quintã de Pero Martins, Reigada, Vale de Afonsinho, Vermiosa, Vilar de Amargo e Vilar Torpim)- Beira Alta, 2002, LXII, 1/2.
_ Estudo Etnográfico do Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, 2002. (Esgotado).
_ O Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo _ III (Penha de Águia, Quintã de Pero Martins, Vale de Afonsinho, Vilar de Amargo e Vilar Torpim) – Beira Alta, 2002, LIX, 3/4.
_ Paisagem Poveira, 2003. (Esgotado).
_ Os Caminhos de Santiago por terras do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Boletim Cultural do INATEL – Guarda, Maio de 2003.
_ Notas Arqueológicas do Concelho Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, 2003, LX, 1/2
_ Escalhão – A Terra e as Gentes, 2003 (Esgotado).
_ História do Ensino no Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, Beira Alta, 1003, LX, 3/4
_ Uakinga – Esperança, 2004 (ficção) _ (Esgotado).
_ Monografia do Concelho de Vila Real, 2006.
_ Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo – Subsídios para a sua História, 2007 (Esgotado).
_ Concelho de Figueira de Castelo Rodrigo – A Natureza, O Homem e a Arte, 2007 (Esgotado).
_ Linguagem e Cancioneiro Popular Poveiro, 2008 (Esgotado).
_ Conhecer Vila Real (Roteiro Turístico) – 2008.