A AssociaTur é o título genérico para uma série de exposições que se vão realizar ao longo do ano que tem como objetivo divulgar associações como motor de promoção turística.

O movimento associativo no nosso concelho tem vindo a crescer e a afirmar-se como um dos pilares do desenvolvimento local, bem como um fator agregador em torno de objetivos nos mais diversos setores. Assim sendo, faz todo o sentido, que a autarquia promova as associações do concelho no seu Posto de Turismo.

O Rancho Folclórico “As Carvalheiras de Argivai” estará em exposição até 15 de março e pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h00 às 19h00, e domingos e feriados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Trata-se de um agrupamento de raiz piscatória, fundado em 1985. O Rancho “As Carvalheiras de Argivai” foi constituído como associação em 1990, por escritura pública pelo 2º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim.

No vestuário predomina o preto e axadrezado – o preto simboliza o luto dos familiares mortos no mar e o axadrezado recorda o tecido típico das camisolas, ceroulas e saias do povo do mar. As danças são compostas por cantares de entre Douro e Minho, embora adaptadas às tradições locais.

Para além da participação em festivais de folclore, o grupo tem sido convidado a participar em romarias e eventos turísticos.