A evocação destes poveiros tem como objetivo dar a conhecer alguns dos seus escritos e obras na passagem do décimo ano do seu falecimento.

JORGE DA SILVA BARBOSA nasceu na Póvoa de Varzim a 28 de Março de 1913. Frequentou os ensinos primário e secundário (1té ao 5.º ano) na sua terra natal, e continuou (6.º e 7.º anos) no Liceu de Rodrigues de Freitas na cidade do Porto. Tirou o Curso Preparatório de Medicina (F.Q.N.) na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (ano lectivo de 1931-1932) e frequentou a Faculdade de Medicina da mesma Universidade, na qual concluiu a licenciatura, co distinção, em 1937.

Apaixonado pela vida e história da sua terra natal, desde o seu tempo de estudante, e na linha seguida por seu irmão Fernando Barbosa (mais novo quatro anos), dedicou-se, nos seus momentos de lazer, à investigação, estudo e publicação de trabalhos sobre a história local, biografias de personalidades diversas e crónicas sobre temas poveiros.

O Dr. Jorge Barbosa faleceu no dia 25 de Abril de 2006.

MANUEL JOSÉ GOMES DA COSTA AMORIM nasceu na Póvoa de Varzim em 23 de Setembro de 1930, filho de Manuel José da Costa Amorim e de Firmina Gomes de Amorim, Manuel Amorim frequentou os Seminários arquidiocesanos de Braga, tendo-se ordenado Sacerdote em 1953. Nomeado coadjutor em Fafe, foi, em 1955, designado pároco de Touguinha e Argivai. Em Novembro do ano seguinte tomou posse da paróquia de Beiriz.

Desde 1969, o Pe. Manuel Amorim se dedicou à investigação da história do concelho da Póvoa de Varzim, tendo publicado vários estudos.

Foi Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim entre 1965 e 1969 e Vice-Presidente da Direção do Varzim Sport Club (1962-64).

Foi Diretor do Boletim Cultural Póvoa de Varzim, desde 1989.

Faleceu a 8 de Maio de 2006.

JOAQUIM AZEVEDO MARTINS DA COSTA nasceu na Póvoa de Varzim em 26 de Dezembro de 1919 , filho de Joaquim Martins da Costa e de Maria da Assunção Ribeiro Azevedo Martins da Costa. Frequentou o Liceu Eça de Queirós da Póvoa de Varzim (Fábrica de Gás), do 1.º ao 6.º anos (1931-1937) e o Liceu Rodrigues de Freitas, da cidade do Porto (1937-1938); fez exame de admissão ao ensino superior (Ciências), na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido admitido (1938); frequentou os Preparatórios Militares (1.º Ano de Ciências Matemáticas), para admissão à Escola do Exército, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa/Escola Politécnica (1938-1939); alistado voluntariamente como praça na Junta de Inspecção do D.R.M. n.º 1, de Lisboa, sendo considerado apto (3.Julho.1939); incorporado voluntariamente na Escola Prática de Infantaria, em Mafra, para a frequência do 1.º ciclo do Curso de Oficiais Milicianos, condição de acesso à Escola do Exercito (13.Agosto.1939).

Depois de deixar o serviço efectivo, já a residir na Póvoa de Varzim, dedicou-se, nos seus momentos de lazer, de forma exemplar e dedicada, a escrever sobre assuntos da história da sua terra, tendo publicado vários escritos.

Faleceu em 11 de Junho de 2006.

MANUEL JOSÉ FERREIRA LOPES nasceu em 30 de Maio de 1943 na Póvoa de Varzim, no n.º 68 da Avenida Mouzinho de Albuquerque, onde sempre residiu.

Filho de António Ferreira Lopes, nascido na Póvoa de Varzim e de Aline Ferreira Lopes, do Recife, Brasil. Neto paterno de José Ferreira Lopes e de Maria Moreira de Castro Lopes e neto materno de Manuel Ferreira Lopes e de Beatriz Monteiro Ferreira Lopes.

Em 1 de Agosto de 1965 foi admitido na Biblioteca Municipal, tendo assistido Flávio Gonçalves nas comemorações do centenário de Rocha Peixoto.

Foi Diretor da Biblioteca Municipal, tendo sido criador do Projeto Cultural que possibilitou a construção da Biblioteca/Casa de Cultura tendo promovido a sua mudança para as instalações definitivas, inauguradas a 30 de Novembro de 1991. Colaborou em diversos trabalhos de investigação e de foi coordenador do Boletim Cultural “Póvoa de Varzim”, onde publicou vários trabalhos.

Foi Diretor do Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim. Das muitas exposições que realizou, destaca-se “Siglas Poveiras”, Prémio Internacional do European Museum of the year Award, para a melhor exposição especial de 1980.

Foi ainda Secretário da Comissão Municipal de Toponímia.

Foi também o mentor da reconstrução da Lancha Poveira do Alto, lançada à água em 1991.Graças a este poveiro, a Lancha Poveira do Alto ganhou vida e continua a dar força ao nosso mar.

A 25 de Junho de 1994, o Município da Póvoa de Varzim atribuiu-lhe a Medalha de Reconhecimento Poveiro.

Sentia prazer em SERVIR. SERVIR a Póvoa e suas gentes, SERVIR de uma forma abnegada, sem limites, sem tempo.

Faleceu a 14 de Agosto de 2006 na Póvoa de Varzim.

Manuel Lopes legou ao Município da Póvoa de Varzim a sua casa e a sua biblioteca particular. O escultor Rui Anahory é o autor dos bustos de Manuel Lopes existentes no jardim da casa onde ele nasceu e na Biblioteca Municipal.

A 22 de Junho de 2012, a Comissão Municipal de Toponímia deliberou propor à Câmara Municipal a alteração do topónimo Rua do Padre Afonso Soares para Rua Manuel Lopes.