A iniciativa concretiza-se no âmbito da política de proximidade implementada pelo Presidente da autarquia poveira que pretende ir ao encontro da população e transmitir-lhes a inteira disponibilidade do município: “Gosto muito de vir ao terreno e falar com as pessoas”.

Paulo João, acompanhado de elementos da Junta de Freguesia, acompanhou o executivo nesta visita que percorreu algumas ruas, instituições e associações da vila.

Destaque para a Rua do Calvário e a Rua dos Emigrantes que foram, recentemente, alvo de obras. Foi com enorme satisfação que o Presidente da Câmara constatou in loco a manifestação de alegria dos moradores pela requalificação realizada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

A empreitada consistiu na instalação de rede de drenagem de águas residuais domésticas sendo aproveitada a oportunidade, dadas as características e dimensão da intervenção, para requalificar os referidos arruamentos. Foi feita a substituição da rede pública de abastecimento de água existente, reforço das infraestruturas de drenagem de águas pluviais e demais trabalhos de construção civil inerentes.

A visita à Vila de Rates incluiu o contacto direto com algumas das instituições mais representativas, o Centro Social de S. Pedro de Rates, onde foram recebidos pelo Presidente da instituição, Fernando Martins. Além do Lar de Idosos, o Centro dispõe da Academia de Saúde e Bem-Estar, inaugurada em maio de 2015, e que oferece excelentes condições para a prática do exercício físico, com diversas salas de manutenção e piscina.

Também a Sede dos Escuteiros mereceu a atenção dos autarcas que fizeram questão de ouvir dos seus responsáveis as necessidades sentidas. Solicitaram a colaboração do Município para lhes garantir condições de segurança, visto serem alvo de frequentes assaltos e atos de vandalismo. O Presidente sugeriu o gradeamento e reforço da iluminação.

A Associação Musical e Cultural de Rates – Melodiartes – onde há 8 anos funciona a Escola de Música da freguesia também foi ponto de paragem e apreciada pela qualidade musical do ensino da música comprovada por atuações dos seus alunos.

Na sede da Associação de Amizade de São Pedro de Rates, do Rancho Folclórico e do Clube de Caçadores de S. Pedro de Rates, o Presidente esteve com os respetivos Presidentes e demais associados que tiveram oportunidade de falar sobre as suas instituições.

A população de São Pedro de Rates foi convidada a reunir-se com os autarcas, na Sede da Junta de Freguesia, onde todos tiveram oportunidade de intervir.

O Presidente da Câmara Municipal anunciou que “está em fase de arranque o novo edifício escolar que será feito na E.B.2/3 e que vai levar à reconversão do antigo campo de futebol e de toda a área em frente em termos de estacionamento. A obra já está adjudicada, por perto de 600 mil euros, e dentro de algum tempo terá início”.

Em relação à área desportiva, Aires Pereira revelou que “estamos a concluir o projeto. Faz parte do Plano de Atividades para 2017 o início desta obra. Será um investimento de cerca de meio milhão de euros porque é uma área grande e temos que criar um conjunto de infraestruturas”.

Além destes dois investimentos, o edil considera que a grande intervenção a ser feita em São Pedro de Rates diz respeito ao saneamento. Serão investidos cerca de 2 milhões de euros para fechar o ciclo do saneamento básico na freguesia.

Aires Pereira abordou ainda a questão do Turismo, tendo em conta que, segundo revelou o Presidente da Junta, passam por Rates cerca de 25 mil pessoas por ano: “temos que ser suficientemente criativos e ter atratividade para que as pessoas venham até cá”.

Em relação às expectativas para o próximo ano, o edil referiu-se à política fiscal revelando que não haverá qualquer aumento nas taxas. Aproveitou ainda para fazer um apelo em relação ao licenciamento das instalações agrícolas.