Ao Rangers da Póvoa Clube atribuiu um subsídio no montante de 7.800,00€ para pagamento da renda mensal devida pelo arrendamento da sede da associação, na localidade de Argivai, acrescido de valor correspondente às despesas fixas inerentes à utilização do imóvel.

Sobre este apoio, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “o Rangers da Póvoa Clube é uma associação que já tem 17 anos e é constituída por jovens que têm feito um trabalho magnífico não só na divulgação e na prática da modalidade que eles tanto gostam, mas também no apoio social e objetivo que tem muitas vezes as suas organizações em fazer chegar donativos a associações do nosso concelho”.

Neste sentido, o edil considera que “já era mais do que tempo de fazer este reconhecimento aos Rangers. Coincide também com a disponibilidade de um campo para a prática da modalidade nos terrenos que dispomos no Parque da Cidade. Fazia falta, agora, um local para as suas reuniões e terem a sua sede”.

A este propósito, Aires Pereira constatou que a cidade tem falta de “uma grande sede das associações onde fosse possível partilhar instalações e custos. É algo que temos que pensar no futuro. Por enquanto, a Câmara tem vindo a ajudar as associações, quer desportivas quer culturais, a terem um local onde possam guardar as suas coisas e tenham a sua referência, a sua sede”.

Rui Leal, Presidente do Rangers Clube da Póvoa, reconheceu que a associação tem trabalhado em várias vertentes ao longo de 17 anos, nomeadamente a solidária, acrescentando que uma das filosofias do Clube é “olhar para comunidade em que estamos inseridos”. Prova disso é, por exemplo, a ajuda às crianças mais necessitadas do concelho e o projeto “Rangers realizam sonhos”.

Para Rui Leal, o apoio agora dado pelo Município vem “criar uma satisfação enorme de poder, finalmente, ao fim de 17 anos, ter a nossa sede física, onde podemos juntar as pessoas e evoluir ainda mais”.

Ao Leões da Lapa Futebol Clube o Município atribuiu 17.500,00€ correspondente a metade do preço da compra de dois veículos automóveis de transporte de passageiros pelo preço de 35.000,00€.

A este propósito, Aires Pereira revelou que a Câmara Municipal tem vindo a apoiar as associações para “a aquisição de viaturas novas ou usadas que estejam em bom estado de funcionamento e cumpram a lei, nomeadamente a limitação em termos de idade para o transporte de menores”, esclarecendo que “o objetivo da criação desta forma de apoio às associações era a substituição e a renovação do parque de viaturas de transporte de todas as associações do concelho”.

O Presidente da Câmara fez questão de alertar para o facto do “transporte de jovens ser algo que deve ser encarado com grande sentido de responsabilidade para evitarmos acidentes por excesso de lotação, com viaturas fora da lei no que diz respeito às vistorias e até à própria idade. Estes casos têm consequências muito graves até para os próprios dirigentes associativos e é preciso que as pessoas tenham sentido de responsabilidade para que não sejamos um dia confrontados com situações destas. É uma enorme responsabilidade transportar os filhos dos outros”, advertiu.

Aires Pereira garantiu que “a Câmara está disponível para continuar a criar condições para a substituição do parque automóvel das nossas associações com duas modalidades: pagamento mensal ou 50% de uma só vez caso as associações tenham disponibilidade financeira para assumir os restantes 50”.

Pedro Casanova, Presidente do Leões da Lapa Futebol Clube, transmitiu que este apoio da Câmara era muito importante pois a aquisição das viaturas era “uma necessidade que a associação tinha por imposição legal porque veículos com mais de 15 anos não podem transportar crianças até aos 18. As do Clube já ultrapassaram esse tempo e, por isso, têm mesmo que ser substituídas. Era uma preocupação que tinham por questões de segurança”.