O Município da Póvoa de Varzim une-se, uma vez mais a esta causa através da dinamização do peditório no concelho, sensibilizando a comunidade para a sua propagação, e ainda apelando à participação, traduzida na atribuição do donativo.

À semelhança das edições anteriores, a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim contará com a colaboração das Paróquias, dos Agrupamentos de Escuteiros e voluntários anónimos, na dinamização deste Peditório, junto a plataformas comerciais, entradas de recintos e espaços religiosos e pela rua, estando devidamente identificados.

O seu apoio reverterá para a construção de uma Unidade de Rastreio e Diagnóstico ao Cancro Digestivo e para as atividades, projetos e serviços à população prestados pela Europacolon Portugal.

A Europacolon Portugal – Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino – é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que promove a prevenção do Cancro do Intestino, difundindo o conhecimento da doença, os seus sintomas, a vantagem do diagnóstico precoce, as atitudes preventivas adequadas e promove o apoio aos pacientes, familiares e cuidadores, assim como o esclarecimento dos seus direitos.

O Cancro do Intestino, também denominado por Cancro Colo-Rectal (CCR), é a segunda forma mais comum de cancro em Portugal (cerca de 7000 novos casos por ano). Diariamente morrem 24 pessoas com cancro Colo-Rectal, o que seria evitado se a doença fosse diagnosticada precocemente.

Embora de âmbito nacional, a Europacolon Portugal está sediada no Porto, colocando ao dispor da população diversos projetos e serviços, com preponderância no âmbito social, educacional e de promoção da saúde. Saiba mais em www.europacolon.pt