Assim sendo, no dia 17 de novembro, sábado, terão lugar, no Museu Municipal, dois workshops:

– das 10h00 às 11h00, “Faça Você Mesmo com Detergentes Ecológicos” cujo objetivo é facultar informação aos formandos para a produção caseira de sabão, fabricação de produtos de limpeza e ambientadores;

– das 11h00 às 12h00, “Redução de Desperdício Têxtil” pela Branco Chá, cujo objetivo é facultar informação aos formandos para a reutilização de peças de vestuário que já não usam, transformando-as em novas peças de roupa ou em utilitários para o dia-dia. Aos formandos que frequentarem esta ação, solicita-se que tragam uma peça de roupa que já não utilizam para poderem transformá-la durante o workshop.

Além destes workshops, haverá outro sobre “Redução de Desperdício Alimentar” – Como fazer caldos caseiros, pela PROANDI, dia 24 de novembro, às 10h30, no Mercado Municipal. Dando resposta ao desafio da redução do desperdício alimentar, com este workshop pretende-se promover a sustentabilidade ambiental e fomentar a Economia Circular da região, dando uma nova utilização (comestível) a desperdícios culinários que provavelmente acabariam no lixo. Os participantes vão ter a oportunidade de cozinhar algumas receitas das quais resultarão desperdícios, que depois serão utilizados para confecionar caldos caseiros, bastante mais ecológicos e económicos que os cubos de caldos industrializados.

A participação nestas ações é gratuita mas sujeita a inscrição.

Ainda no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, estará patente, de 17 a 25 de novembro, na Biblioteca Diana Bar, a exposição “Prevenção de Resíduos”, com 5 expositores relacionados com a prevenção de resíduos e a importância da separação e redução dos mesmos, para o usufruto comum de um ambiente cada vez mais sustentável.