Logo pela manhã, a Casa da Juventude recebeu uma “Formação Inicial em Voluntariado”, seguida da assinatura de programas de voluntariado e de adesão à BCVPV de voluntários.

Da parte da tarde, no Diana-Bar, teve lugar uma tertúlia sobre voluntariado, intitulada “Conversas de Voluntários”. O evento contou com a participação especial da Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva e de representantes da Bolsa Concelhia de Voluntariado, dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, do CNE, do Escutismo Católico Português, da Cruz Vermelha Portuguesa, do Instituto Maria da Paz Varzim/InPóvoa, da Liga dos Amigos do Hospital Póvoa de Varzim/Vila do Conde e da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim.

Ao debate, seguiu-se a assinatura de protocolos de parceria.

As comemorações do Dia Internacional do Voluntariado começaram no próprio dia, com o primeiro workshop “Ser Voluntário”, dirigido a turmas do 8º e 9º ano do Colégio de Amorim, no âmbito do “Roteiro do Voluntariado”. Esta iniciativa repetiu-se no dia seguinte, 6 de dezembro, na sede da Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira e voltará a ter lugar hoje, a partir das 16h15, na sede da Universidade Sénior do Rotary Club da Póvoa de Varzim e amanhã, às 21h30, na sede do Grupo Recreativo de Regufe.

A última iniciativa no âmbito das comemorações irá ocorrer na próxima sexta-feira, com o workshop “Iniciação ao Voluntário”. Este terá enfoque formativo e prático, destinado aos jovens e líderes associativos, bem como à população em geral. As inscrições são limitadas, gratuitas e obrigatórias e os interessados devem contactar a Casa da Juventude.