Foi o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, quem o anunciou, ontem à noite, no habitual jantar em que se reúne com a Direção e o Comandante dos Bombeiros e Presidentes das Juntas de Freguesia.

A propósito do montante apurado, que sofreu um aumento de dois mil euros em relação ao ano anterior, o Presidente referiu que reflete aquilo que o país viveu relativamente aos incêndios e o que as pessoas pensam dos Bombeiros. No entanto, considera que 48 mil euros “é pouco para quem está disponível 24 horas e se disponibiliza a fazer aquilo que muita gente não faria”, acrescentando que “enquanto Presidente de Câmara sinto-me muito satisfeito por continuar a ter um grupo de Bombeiros Voluntários constantemente disponíveis não só para questão dos incêndios, transporte de doentes e apoio à autarquia”. Aires Pereira disponibilizou “a logística e meios do Município para que cumpram a vossa, nossa missão”.

Tendo em conta a presença de todos os Presidentes de Junta do concelho, o edil alertou para “a identificação dos proprietários de todos aqueles que estão nas faixas que obrigatoriamente têm que ser limpas até maio”. Solicitou o empenho dos autarcas das freguesias para que “até março tenhamos essa situação completamente identificada. A primeira fase do trabalho, entre janeiro e março, é da responsabilidade dos Presidentes das Juntas de Freguesia. Tomem isso como uma missão para não virmos a ser responsabilizados criminalmente por uma responsabilidade que não é nossa. Em primeira instância, esta é uma responsabilidade dos proprietários”.

Para este processo, Aires Pereira disponibilizou “os serviços da Proteção Civil Municipal e dos Bombeiros para identificar rigorosamente quais são as faixas que são necessárias intervir e tudo o que temos que fazer para que na próxima época não tenhamos problemas maiores”.

O Presidente da Câmara fez questão de se referir uma vez mais à questão do nosso Centro Hospitalar, que também é importante para o funcionamento dos Bombeiros e sua receita, deixando o apelo aos presentes: “temos que nos mobilizar e estarmos atentos no sentido de reivindicarmos aquilo a que temos direito, a nossa urgência médico-cirúrgica e melhores condições”. Aires Pereira transmitiu que “não há ninguém que faça aquilo que o Município da Póvoa fez: dispor de uma verba no seu orçamento para fazer as obras”.

O Presidente da Direção, Rui Coelho, manifestou a sua disponibilidade para continuar a colaborar no socorro, formação e outras áreas em que seja necessário.

Francisco Nova, Comandante dos Bombeiros, começou por agradecer a comparência de todos neste convívio de agradecimento pela colaboração na recolha de donativos nas freguesias, anunciando que a receita será distribuída por todos os bombeiros do corpo ativo.

Fez um balanço da atividade dos Bombeiros ao longo deste ano, desde o socorro hospitalar, ao combate aos incêndios, dentro e fora do concelho, e ainda na vertente da formação em Suporte Básico de Vida que também será ministrada nas escolas.