A nova plataforma eletrónica mantém a sua tradição de qualidade, consolidando um posicionamento de prestígio e referência entre os serviços eletrónicos autárquicos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que este “é mais um passo no sentido da disponibilização de tudo aquilo que é o património informativo do Município, que fica agora à distância de um clique. Nele está depositada parte da história dos últimos anos da autarquia e registada toda a atividade municipal”.

O responsável pela autarquia poveira transmitiu que “é também uma informação online para todos os queiram saber qual a agenda ou pretendam preencher um requerimento sem terem que se deslocar ao município. Além disso, é uma linha de acesso para serem colocadas questões ou darem sugestões sobre aspetos da via pública”.

O edil espera que “esta ferramenta muito dinâmica possa resultar num melhor relacionamento com todos e numa abertura de informação do Município a todos aqueles que dela necessitar”.

Salientou ainda o facto de “colocar à escala mundial a informação do concelho da Póvoa de Varzim, daquilo que é a nossa atratividade, ou seja, os motivos para nos visitarem”. Reconhecendo que “hoje, o principal instrumento de busca para quem quer viajar é a internet”, Aires Pereira não tem dúvidas de que, “ainda com a faculdade de poder ser traduzido em todas as línguas”, o portal municipal será um meio de divulgação e promoção do nosso concelho em qualquer parte do mundo. Neste sentido, assumiu que “é um passo muito significativo na apresentação da Póvoa de Varzim à escala global”.

A interatividade, o historial do Município e, acima de tudo, a facilidade de acesso que qualquer utilizador tem a todos os órgãos do Município foram os aspetos destacados pelo Presidente da Câmara do novo portal municipal, fazendo questão de salientar a disponibilidade informativa da plataforma.

Com a diversidade de redes sociais e dispositivos informáticos que atualmente existe, “só mesmo por falta de vontade é que as pessoas não têm acesso à informação, que é atualizada diariamente”, constatou Aires Pereira.

Francisco Casanova, Chefe de Gabinete da Presidência, fez a apresentação do novo portal municipal, que resulta de “um trabalho sério, equilibrado, inovador e dinâmico, assente numa audiência vasta e que se traduz, ao fim de 8 anos de existência, em perto de 4 milhões de visitas únicas e mais de 12 milhões de páginas visitadas”.

Numa primeira abordagem, referiu a perspetiva de grande ecrã que este proporciona apresentando como grandes áreas Notícias, Destaque, Agenda (principais acontecimentos), Visite Póvoa de Varzim (canal independente de acesso direto à área do Turismo), Tome Nota (maiores marcas turísticas do Município) e Paços do Concelho, culminando com uma vista síntese do sítio.

Francisco Casanova chamou a atenção para algumas funcionalidades da plataforma como o Registo de Notícias, através do qual qualquer utilizador para fazer a subscrição deste serviço, a Pesquisa, que permite chegar mais rápido ao assunto pretendido, o Tradutor, facilitando o acesso e compreensão em qualquer parte do mundo e ainda lhe permite, através de um clique, saber a Previsão climatérica para os próximos dias.

“O novo portal municipal é mais moderno, mais visual, mais informativo, mais flexível, mais interativo, mais amigo dos utilizadores. Está ainda mais próximo de todos, pois está associado às principais redes sociais (Facebook, Twitter, Google+, Youtube e ISSUU) e utilizará um sistema que se adapta às diferentes plataformas eletrónicas móveis e fixas”, transmitiu Francisco Casanova.

Veja a fotogaleria desta sessão, aqui.