Andrea Silva, Vereadora do Ambiente, subiu ao palco do Centro de Congressos do LNEC para receber a distinção. O selo foi atribuído ao Município poveiro por este assegurar o cumprimento de critérios mais exigentes do que a legislação sectorial: a realização da totalidade do número de análises agendadas no programa de controlo de qualidade da água (PCQA) aprovado, uma percentagem igual ou acima de 99 por cento no cumprimento dos valores paramétricos, dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli) e de todos os valores paramétricos de cheiro e sabor. Apresenta ainda um valor igual ou superior a 50 pontos no índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial calculado pelo regulador.

Na opinião de Andrea Silva, o cumprimento destes critérios é motivo de orgulho para os munícipes do concelho da Póvoa de Varzim que têm, ao seu dispor, água de qualidade reconhecida.

A Vereadora reconhece a manifesta preocupação do município poveiro em garantir e assegurar a qualidade da água distribuída para consumo humano, aproveitando para alertar para a importância de todo o concelho estar servido pela rede de saneamento. Assim sendo, toda a população passaria a consumir água de excelência.

A Câmara Municipal tem realizado grandes investimentos nesta área, considerada estratégica e prioritária para a evolução de um concelho, que não pode ser perspetivada relegando para segundo plano questões tão importantes como a defesa do meio ambiente e a consequente salvaguarda das condições de vida das populações.

Os Prémios e Selos de Qualidade de Serviço em Águas e Resíduos resultam de uma parceria entre a ERSAR e o jornal Água&Ambiente, que conta com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB) e da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) – e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e tem como objetivo “identificar, premiar e divulgar casos portugueses de referência relativos à qualidade dos serviços de abastecimento público de água, saneamento de águas residuais urbanas e gestão de resíduos urbanos, contribuindo para a melhoria da qualidade do serviço prestado aos cidadãos”. Este ano, foram 74 as entidades gestoras distinguidas.