O documento estipula o desenvolvimento de um projeto de prevenção de incêndios florestais – e minimização dos seus efeitos – na Serra de Rates, um esforço conjugado entre o Município e a Junta de Freguesia.

A iniciativa, que pretende recuperar os espaços verdes, pinhais e a paisagem natural, inclui a contratação de seis pessoas inscritos no Centro de Emprego, no âmbito da medida Contrato Emprego-Inserção, com gosto pelo contacto com a natureza, para dar apoio na limpeza florestal.

O Município irá proceder à formação dos funcionários contratados e disponibilizar o equipamento necessário para a preservação da Serra de Rates.

Aires Pereira explicou que este projeto visa “o interesse da população, para o meio ambiente e para as gerações vindouras, promovendo a recuperação, a manutenção e a preservação deste território, de forma a proteger a área florestal dos fogos que habitualmente deflagram nas matas, através da sua prevenção”.

Paulo João Silva, Presidente da Junta de S. Pedro de Rates, explicou que “a Junta apresentou uma candidatura ao Instituto de Emprego e Formação Profissional no sentido de recrutar seis pessoas para executar este trabalho durante seis meses. O projeto terá início no dia 1 de setembro e visa a limpeza de seis hectares”.