No entanto, esta palestra, proferida por Pedro Sousa, Diretor do Tribunal do Vale do Ave, destinou-se a um público específico: alunos de uma turma do “ Português para Todos”, constituída única e exclusivamente por estrangeiros residentes na Póvoa de Varzim.

Por se considerar que este é um público vulnerável devido à sua condição de imigrante, o Município considerou importante destinar-lhes esta sessão.

Pedro Sousa referiu-se a vários aspetos como: fornecimento de água, de energia elétrica e de gás; serviços de comunicações eletrónicas (telefone, internet, tv); serviços postais; serviço de saneamento e serviço de recolha de lixo.

Esclareceu os munícipes sobre alguns dos seus direitos relativamente à prestação dos serviços públicos essenciais, alertando para os cuidados a ter na contratação destes serviços, nomeadamente os períodos de fidelização.

A iniciativa surgiu no prosseguimento de um trabalho de esclarecimento junto da população do concelho da Póvoa de Varzim.

No dia passado dia 22 de maio, foi a vez da freguesia de Beiriz acolher esta sessão que decorreu na Escola E.B. 2/3 de Beiriz (sede do Agrupamento Campo Aberto), com a colaboração da Delegação da Póvoa de Varzim da Cruz Vermelha Portuguesa.