A empreitada, no valor de 700 mil euros, consistiu na remodelação do Parque Desportivo de Laúndos através da criação de um edifício de apoio com novos balneários, bar, espaços administrativos e garagens, bem como na reconversão e requalificação da zona exterior envolvente.

O Presidente da Câmara começou por esclarecer que a obra agora inaugurada consistia na 1ª fase do projeto de remodelação de toda a área desportiva e que “iremos avançar, no início do próximo ano, com a 2ª fase desta renovação que compreende a criação de um espaço de futebol de 7, de um novo parque de estacionamento e de uma nova bancada coberta. Desta forma, ficaremos com este complexo desportivo devidamente concluído para poder servir não só a população local mas também ser uma oportunidade para servir como centro de estágio a equipas que nos procuram, ou seja, pode também ser um instrumento de desenvolvimento turístico para Laundos”. Sobre esta infraestrutura, deixou um apelo a todos que a utilizarem: “quando saírem, deixem ficar como quando entraram porque só assim asseguraremos a manutenção de um espaço desta natureza e faremos com que esteja em boas condições. É o dinheiro de todos nós que aqui está”.

Neste sentido, aproveitou para lembrar que “o Município tem vindo a fazer um conjunto de investimentos grandes em todas as freguesias do concelho, sendo que praticamente todas têm parques desportivos novos ou em remodelação”.

Sobre a aposta no desporto, o Presidente referiu que “tem duas componentes: afirmação das localidades, criando equipamentos de excelência em todas elas mas também proporcionar melhores condições para a prática desportiva e dessa forma fortalecermos a formação dos nossos jovens e dar oportunidade a todos”.

Sobre o investimento geral na totalidade das freguesias, Aires Pereira revelou que “em média, estamos com obras no montante entre 2 a 3 milhões de euros por freguesia. Este é um caminho que vamos continuar a fazer no sentido de esbater as assimetrias que existem no nosso concelho”.

Referindo-se em concreto à freguesia de Laundos, o autarca enumerou que estão programados um conjunto de investimentos que vão “desde o saneamento básico até um projeto de intervenção para o monte, criando condições para que este adquira a importância que tem quando olhamos para o interior do concelho e este é visto como uma marca”. E a propósito do escadório do Monte de São Félix esclareceu que “dentro de dias, vamos assinar um protocolo entre o Município e a Paróquia no sentido de nos responsabilizarmos pela manutenção do espaço e, de uma vez por todas, adquirir a qualidade, dignidade e asseio que já teve”.

António Pontes começou por anunciar tratar-se da “festa do desporto” tendo em conta que o edifício inaugurado era muito desejado por todos os lanutenses: “com ele, Laundos vai ter uma nova centralidade desportiva e atrairá mais jovens e mais cidadãos de dentro e fora do nosso concelho permitindo uma maior fixação da população”.

O Presidente da Junta manifestou que “estamos imensamente agradecidos pelo esforço realizado pelo Município”, acrescentando, que “cabe-nos, agora, zelar por ele para servir no tempo o maior número possível de lanutenses e poveiros”.

À Associação Cultural e Desportiva de S. Miguel de Laundos, principal beneficiadora deste parque desportivo, deixou numa palavra de incentivo “para que continue os seus projetos, assumindo também a responsabilidade de zelar por este espaço”.

Depois dos discursos, seguiu-se uma visita às novas instalações.