O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, esclareceu que “estes protocolos pretendem manter viva a natação na Póvoa de Varzim”.

A este propósito aproveitou para fazer um agradecimento público a Aníbal Pires, Presidente da Associação de Natação do Norte de Portugal, que, “ao longo deste tempo, permitiu que voltássemos a ter natação a nível competitivo, na Póvoa de Varzim”.

O edil reconheceu que “esta dinamização permitiu que o Clube Naval Povoense assumisse a responsabilidade da natação. Temos vindo, de forma gradual, a partir da formação, a lançar as bases seguras para o desenvolvimento competitivo da natação na nossa cidade”.

Aires Pereira transmitiu que “com a Federação, temos tido a oportunidade de ter cá atletas do mais alto gabarito a utilizarem as nossas piscinas. Temos tido também protocolos para a realização de provas que muito nos honram que sejam feitas na nossa cidade”.

Para o Presidente e Vereador do Desporto, “estes dois protocolos são o sinal que o Município continua a dar de que a natação faz parte da nossa estratégia desportiva, mas também faz parte da nossa estratégia de afirmação da cidade como um destino de desporto”. Para além disso, considera que “é também uma forma de termos animação na cidade e, dessa forma, também podermos contribuir para a economia local quer ao nível dos alojamentos, das pessoas que nos visitam, enfim, o turismo desportivo”.

Aires Pereira referiu ainda que “o turismo desportivo é uma alavanca que urge reconhecer pelos mais altos responsáveis como o motor da economia local”.

António Silva, Presidente da Federação Portuguesa de Natação, agradeceu “a oportunidade que, mais uma vez, o Município da Póvoa de Varzim nos dá para dar alguma visibilidade ao desporto em geral e à natação em particular”.

Realçou a relação de confiança que tem vindo a ser estabelecida entre o Município e a Associação de Natação do Norte de Portugal e, agora, por extensão, com a Federação Portuguesa de Natação.

O Presidente da Federação manifestou ainda a intenção de fazer da Póvoa de Varzim “um local de referência para o desenvolvimento da natação, não só em termos de massificação, qualidade de vida, saúde, responsabilidade social e educativa mas também em termos competitivos”.

Referiu-se também “ao alargamento das atividades da natação a outro tipo de população, fazendo com que possamos pôr a “Póvoa a nadar”, a exemplo do que acontece com o projeto da Federação “Portugal a nadar””.

Aníbal Pires agradeceu a recetividade da Câmara Municipal e reiterou a intenção de fortalecer as sinergias, quer a nível nacional quer a nível local, na dinamização da natação.