O certame, organizado pela Associação de Produtores de Leite e Carne – LEICAR, decorre até domingo, nas suas instalações.

Na sessão de inauguração oficial, Aires Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, referiu que “esta é uma das áreas mais relevantes do setor primário”.

E, neste sentido, “a Câmara tem dado uma importância grande a este setor”, constatou, justificando com a “alteração ao Plano Diretor Municipal e ao regime de taxas do Município para permitir a legalização das cerca de 200 unidades que existem no concelho da Póvoa de Varzim e com um período de carência de dois anos”.

Esta Feira Agrícola do Leite é, também, para o edil, uma “forma de mostrar a pujança deste setor tão importante para o país, mais do que para a Póvoa de Varzim. Prova disso é que, de cada vez que se organiza este evento, há um dinamismo importante à volta dele”.

O Presidente da autarquia poveira transmitiu que a LEICAR “tem uma atividade muito interessante ao longo do ano. Nestas instalações está um dos mais importantes mercados da carne do país e, portanto, a Câmara Municipal tem que estar atenta a este setor e concretizar propostas”.

A este propósito, Aires Pereira adiantou que no Seminário sobre “O Futuro da Política Agrícola Comum”, a decorrer esta tarde, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura, iria “dar nota da publicação em Diário da República das alterações que o Município introduziu, para durante estes dois anos. Sabemos da importância que tem para os produtores de leite, fundamentalmente, a legalização das suas unidades, e, por isso, o Município está a fazer um esforço muito grande nesse sentido”.

Nesta 11ª edição da Agroleite, José Oliveira, Presidente da LEICAR, espera manter o mesmo nível da anterior, destacando dois aspetos: “o Concurso da Raça Holsteins Frísia que contará com a participação de 17 criadores e cerca 140 animais a concurso (quase o dobro do que é normal acontecer). Vai ser um concurso muito bom. Outro aspeto a realçar, o Seminário sobre “O Futuro da Política Agrícola Comum”, onde vão ser apresentadas as novas medidas do novo Quadro Comunitário de Apoio 2014/2020”.

Para o Presidente da LEICAR, “o seminário será de extrema importância porque as medidas vão ser alteradas em relação ao Quadro anterior. Há situações que favorecem alguns produtores em determinadas regiões e outras que prejudicam outros. Tudo isso vai ser esclarecido e é uma oportunidade para os agricultores saberem com aquilo que podem contar no próximo Quadro Comunitário”.

E sobre as novas medidas, José Oliveira explicou que “um aspeto negativo do novo Quadro refere-se ao setor do leite, aquele que eu represento, a principal bacia leiteira do país, onde se produz 55% do leite do continente, que vai sair penalizada. É dos setores que vai ver diminuídas as suas ajudas e por isso é importante que os produtores estejam neste seminário para saberem com o que podem contar”.

Vejas as imagens da abertura oficial da Agroleite.

Mas desengane-se se pensa que este certame só tem interesse para profissionais da área. Durante todo o fim de semana a animação nas instalações da Leicar será mais que muita. Contaremos com: o Festival de Folclore, com a participação do Rancho Folclórico de S. Pedro de Rates, do Rancho Regional de Paredes, do Grupo Folclórico de Palmeira de Faro e do Rancho Folclórico Poveiro, também no dia 17, às 21h30; a visita de escolas às instalações, no dia 18, às 11h00; e a Noite da Música Brasileira, com a atuação de Rogerinho e sua banda; o Concurso da Raça Holsteins Frísia Agroleite 2014, nos dias 19 e 20, sendo que no último dia é eleita a Vaca Grande Campeã (este é um dos momentos mais aguardados pelos criadores de gado). No sábado à noite haverá um desfile em que será eleita a Miss Leicar 2014, seguindo-se animação com DJ até às duas da manhã. No domingo à tarde, o recinto contará com a atuação da Tertúlia Valasarense, fechando as portas às 20h00.

Durante os quatro dias do evento haverá uma mostra de produtos regionais certificados, como os lacticínios, charcutaria, mel, vinhos, azeite e doçaria, dando a oportunidade a todos os visitantes de saborear os “comeres” tradicionais da gastronomia regional.