O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira revelou que “o Bar Lota foi devolvido ao Município há cerca de um mês e preparamos um novo concurso”. Neste sentido, o edil deixou um convite a todas as pessoas interessadas em concorrer para o fazerem pois trata-se “de uma oportunidade para quem tem vocação para a área da restauração e dos bares”.

O autarca transmitiu que “vamos colocar o estabelecimento a concurso tal como ele se encontra. Será da responsabilidade dos concessionários todas as obras que fizerem para remodelação e até ampliação. O valor do investimento que as pessoas se propuserem lá fazer, depois de devidamente validado pelos serviços do Município, poderá ser deduzido até 50% no montante da renda para incentivar que apareçam boas propostas. Isto no sentido de continuarmos a ter um espaço de referência para quem nos visita, revelou”.

Aires Pereira reconheceu tratar-se de um espaço ao qual o Município deu sempre muita importância face à sua localização. O concurso estará aberto pelo prazo de 30 dias.

A Câmara da Póvoa também aderiu ao sistema de mobilidade e serviço público de transporte de passageiros na Área Metropolitana do Porto.

Sobre este assunto, o edil explicou que “o executivo aprovou um contrato em que a nova Autoridade Metropolitana de Transportes irá ter uma nova competência: estudarmos tudo aquilo que tem a ver com a mobilidade na Área Metropolitana de Transportes e de alguma forma também pormos alguma ordem nesta já longa e antiga legislação para a atribuição do alvará de transporte público. No âmbito de tudo o que está a ser feito e articulado com o Metropolitano e os STCP’s, todos os municípios estão a fazer esta delegação de competências na Área Metropolitana do Porto para ser feito um novo ordenamento de transportes e abrir uma oportunidade à criação de uma rede urbana de transportes entre a Póvoa e Vila do Conde”.

Aires Pereira transmitiu que “até hoje não era possível resolver este problema de mobilidade porque o nosso concelho, assim como todos os outros, são atravessados por inúmeras carreiras que têm origem fora da cidade e, de alguma forma, dificultam a criação de uma rede mais eficaz e rentável de transporte urbano”.

Foi ainda aprovada a atribuição de subsídios às associações que participaram na edição de 2015 do Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa. O valor total dos subsídios propostos, determinados em função de número de atletas participantes nas diversas provas que integraram calendário competitivo, é de 7.070,50€.

O executivo aprovou igualmente o apoio para o desenvolvimento  do  Projeto  “Âncora”,  que  visa  contribuir  para  a  melhoria das condições socio sanitárias de cidadãos toxicodependentes. O apoio solicitado traduz-se na oferta de 30 litros de gasóleo por semana, para abastecimento das viaturas adstritas a esse Projeto.