Ambas vão estar patentes até dia 14 de janeiro.

“Presépios no Museu Municipal” e “Como se brincava no tempo dos nossos pais, avós e bisavós – As tradições de Natal” pretendem mostrar como este momento especial era particularmente estimado por ricos e pobres, que encontravam neste período mil razões e modos de o comemorar.

Para além das variadíssimas representações da Natividade de Jesus, de cariz artístico erudito ou mais popular, há a acrescentar a Árvore de Natal. Esta influência vinda do exterior foi-se impondo ao longo do século XX e é hoje, assumidamente, uma presença obrigatória nos lares nacionais. Para recordar outros usos e costumes do Natal Poveiro, atual e passado, a exposição “Como se Brincava no Tempo dos Nossos Pais, Avós e Bisavós” será enriquecida com uma luxuosa Árvore de Natal e representações de cenas domésticas como a Ceia tradicional poveira, não esquecendo os objetos usados nos jogos, brincadeiras e cantares que animavam a quadra festiva.

Reforçando a vertente tradicional destas iniciativas associadas à temática natalícia, realizar-se-á no dia 19 de dezembro, às 15h00, com entrada livre, a peça de teatro de marionetas “Cantigas ao Menino”.