Para além de ter feito uma digressão pelas escolhas do Concelho, como forma de promover a música enquanto arte, divulgar a diversidade musical e partilhar experiências culturais com os mais novos e de organizar um concerto no Auditório Municipal, à noite. Promoveram também, um miniconcerto no Coreto da Praça do Almada, onde juntaram a Orquestra de Cordas da Escola de Música da Póvoa de Varzim; a Orquestra de Sopros da Escola de Música da Póvoa de Varzim e o Agrupamento Musical do Colégio D. Pedro II do Rio de Janeiro.

Na plateia estiveram o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Cultura, Luís Diamantino.

A música fez-se ouvir pela Praça do Almada e foi chamando as pessoas que assistiram a um momento musical especial, num dia que também foi especial.

A data para comemorar este dia foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.