A Junta de Freguesia hasteou as bandeiras junto ao edifício da sede, nesse dia, deixando para o último domingo, dia 14, a maior parte das celebrações desta efeméride.

O domingo começou com uma missa, pelas 10h00, na Capela de Nossa Senhora da Saúde, com a Ação de Graças pelo Povo de Laúndos. Às 15h30, no Auditório da Junta de Freguesia, foi inaugurada a Exposição das réplicas das Arrecadas de Laundos, que abriu a Sessão Comemorativa dos 981 anos.

Seguiu-se a Palestra sobre “Laundos, as suas Origens e Património”, proferida por Dr. José Flores e Drª Deolinda Carneiro, do Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

A sessão terminou com um Porto de Honra.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim marcou presença no encerramento da Sessão Comemorativa, mostrando desta forma a proximidade aos munícipes de Laundos, como tem sido habitual em realizações noutras freguesias, dado que o município poveiro deve ser visto na sua globalidade.

Uma das premissas de Aires Pereira na gestão do concelho é precisamente a proximidade, unificando o empenho de todas as freguesias, no âmbito da diversidade de cada uma, no propósito comum de um município coeso, económica e socialmente. Só com esta visão, considera o Presidente, o nosso concelho poderá tonar-se “mais competitivo, ter melhores condições de vida, rentabilizando todas as infraestruturas e equipamentos, com uma oferta alargada para as pessoas, que fazem da nossa terra um concelho ímpar a nível nacional”.

A autarquia de Laundos vai assinalar o aniversário da freguesia sempre no domingo mais próximo do dia 10 de dezembro, anunciou António Pontes. O presidente da Junta de Laundos, explicou que a data se assinalava em anos anteriores no dia 5 de outubro, que era feriado nacional. Como esse feriado deixou de existir, o “executivo tomou a decisão, já no mandato anterior, de que os festejos acontecem nesta nova data”.

“O ano passado foi de eleições, por isso não conseguimos fazer estas comemorações, mas a partir deste ano já ficou instituído”, confirmou António Pontes.

No que respeita às origens da freguesia, Laundos aparece referenciada num documento de 1033 com o nome Montis Lanutus, sendo que em 1400 já aparece com a grafia atual.

Tal como outras freguesias, Laúndos chegou a pertencer a Barcelos, mas em 1836 com a reforma administrativa passou a pertencer ao concelho da Póvoa de Varzim.

Laundos sempre esteve ligado ao Monte de S. Félix, no qual viveu um povo castrejo pré-histórico, tendo como prova o par de brincos proto-históricos, encontrados nos restos do castro, com o nome de Arrecadas de Laúndos, em exposição no Museu de Soares dos Reis no Porto.

É uma das peças mais elucidativas do património da freguesia. As arrecadas foram encontradas, no início do século passado, aquando da realização de escavações no alto do monte para estudar o castro que aí existia. Os brincos foram encontrados dentro de um púcaro de barro, constituindo um verdadeiro tesouro arqueológico. A par das arrecadas em ouro, foi encontrado um bolo em prata. As arrecadas foram adquiridas e levadas para o antigo Museu Nacional do Porto, hoje com o nome de Soares dos Reis.
Pelos numerosos vestígios pré-históricos encontrados no sítio, pode-se afirmar que os habitantes fabricavam cerâmica micácea e eram artífices de objetos de ourivesaria.

A população que habitava o castro de S. Félix dedicava-se à agricultura, pequena indústria e pastorícia (este povo trabalhava em cerâmica, fabricando telhas e diversos vasos, trabalhando também em ouro, e finalmente por necessidade, agricultor-pastor para a sua alimentação e vestuário).