Portanto, “permitiu concretizar todos aqueles projetos que lançamos em 2014 e que, agora em 2015, iremos dar início à sua concretização física. Estávamos um bocadinho ansiosos pela chegada deste visto por causa da transferência de verbas por parte do Fundo de Turismo. Tudo se conseguiu resolver e augura, naturalmente, um bom ano de 2015 para todos em função daquilo que são os projetos que temos em curso”, transmitiu o edil.

Em relação à antiga Garagem Linhares, Aires Pereira esclareceu que “já temos o visto e a chave. Estamos a dar início ao processo até porque entronca numa necessidade mais urgente: a premência da mudança dos serviços e a candidatura para um Fundo relacionado com a montagem das Lojas do Cidadão. Exige uma certa celeridade e, por isso, estamos a dar prioridade a esse projeto”.

Ontem tiveram início os trabalhos de colocação de relvado sintético nos três primeiros campos de futebol nas freguesias de Terroso, Beiriz e Navais. Conforme explicou o Presidente, “tratam-se de obras relativamente simples e com prazos de execução curtos”, acrescentando que “temos que concluir esta candidatura até junho”.

Para este ano que agora começa, Aires Pereira espera “gastar o ano de 2015 a fazer projetos, aprovar candidaturas e lançar os respetivos concursos públicos para darmos início em 2016 a estas empreitadas”.

O Presidente da Câmara Municipal informou ainda que em breve parte para o Brasil, onde estará uma semana, no âmbito da comemoração dos 85 anos da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro.

Aires Pereira transmitiu que “a Casa dos Poveiros atravessa, hoje, uma mudança geracional muito grande sob o ponto de vista do que foram os primeiros poveiros que foram para o Brasil. Já decorreram 85 anos, desde a sua fundação”.

O edil constatou que “esta visita é muito importante porque vai encerrar definitivamente um ciclo de um conjunto de pessoas que fez muito pela Póvoa e deixou um património muito assinalável, como é a Casa dos Poveiros do Rio”. Em relação a esta infraestrutura revelou que “a autarquia poveira tem ajudado e eu mesmo serei portador de mais uma ajuda para a manutenção da Casa dos Poveiros. Este é um sinal de que estamos interessados em manter o nosso património e a nossa presença no Brasil”.

Aires Pereira adiantou que “no domingo, irei fazer uma apresentação na Casa dos Poveiros, a mais de 500 pessoas que lá estarão, daquilo que é a Póvoa de hoje e a do século XXI que estamos a preparar. Irei falar de futuro porque é importante que a nova geração tenha esta ideia de modernidade de Portugal e da Póvoa de Varzim, em particular”.

Ainda no âmbito desta viagem, o Município irá prestar uma homenagem ao Monsenhor Abílio da Nova, enterrado no Brasil, com a colocação de uma placa na sua campa. Para o Presidente, trata-se de “uma justa homenagem a quem tanto trabalhou e dedicou à Póvoa. O Município tem obrigação de não deixar esquecer o Monsenhor Abílio da Nova”.

O Rancho Poveiro também irá acompanhar o Presidente da Câmara nesta visita.