“O Novo Sagrado” é  um  trabalho  sobre  as  crenças  humanas  numa  sociedade  em profunda mutação.

É uma procura, um mapeamento arqueológico das diferentes religiões, fés e espiritualidades que foram sendo assumidas pelas novas gerações, cada vez mais avessas às crenças incutidas por uma sociedade maioritariamente católica, e que não se identi­ficam com religiões organizadas ou com qualquer sistema autoritário que restrinja as suas decisões ou estilos de vida.

É uma investigação sobre os valores que guiam a nova bússola moral coletiva de toda uma sociedade com maior acesso a informação, maior mobilidade e interculturalidade que aprendeu a questionar dogmas preestabelecidos e partiu numa busca interior sobre o conceito de crença e da perceção do Sagrado.

Fátima Abreu Ferreira é uma fotógrafa portuguesa nascida na Guarda em 1983.

Em 1998 mudou-se para o norte do país e tornou-se psicóloga, área que abandonou em 2016 para se dedicar inteiramente à fotografi­a.

Essencialmente autodidata, a autora tem múltiplas publicações e expõe nacional e internacionalmente. Em 2018 termina o Mestrado em Fotogra­fia Artística e inicia o projeto editorial independente Red String.

O corpo de trabalho da autora tem uma forte visão humanista como forma de aproximação à vida nas suas esferas pública e privada com uma estética predominantemente a preto e branco, fornecendo uma visão intensa, visceral e dramática do sujeito.