Este ano, será o escritor João Rios, que também é professor na Escola EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, a orientar a criatividade de 110 alunos das escolas básicas do 2º e 3º ciclos e secundárias do concelho, propondo um tema para ser desenvolvido durante a tarde pelas crianças e jovens, com o objetivo de servir como ponto de partida para que os estudantes desenvolvam os trabalhos finais, nas categorias de Prosa e de Poesia. Os trabalhos serão avaliados depois por um júri, composto por um representante de cada escola, que atribuirá os prémios aos três melhores trabalhos de cada escalão e categoria.

Os prémios serão entregues na festa de encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida, que se realiza a 8 de maio, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.

Nas anteriores edições das “Olimpíadas da Escrita” foram convidados a orientar os trabalhos os escritores Valter Hugo Mãe, Ivo Machado e Manuel Jorge Marmelo, que tal como o convidado deste ano, João Rios, são autores que têm vindo a participar no Encontro Correntes d’Escritas. Aliás, na edição que se realizou de 19 a 22 de fevereiro deste ano, João Rios realizou o lançamento do seu mais recente livro “Livros Nómadas do Sangue” (pela editora Edita-me).

João Rios, é pseudónimo de Manuel Vasques, nascido em 1964, em Vila do Conde. Editou ainda os livros “No fogo dos outros”; “Este país só ao balcão Pago no acto da Entrega”; “A impaciência das cores seguido de Dicionário das Insignificâncias”; “Súmula da Negação”; “O Cão dos Dedos”; “Livro das Legendas” e “Aprendizagem Balnear”. Tem também participações em várias Antologias e assinou colaborações em diversas Revistas.