A obra é uma ideia de João Maurício Brás e reúne textos sobre Onésimo, publicado pela editora Opera Omni, de Guimarães. Escritores, amigos e alunos, num total de 46 pessoas, quiseram homenagear mas, principalmente, celebrar os cinquenta anos de vida literária de Onésimo.

O livro  está  dividido em quatro áreas principais. A primeira, “Onésimo de Vários Ângulos”, apresenta uma perspetiva abrangente sobre a sua pessoa e universo; “Do Aluno ao Professor”, incide sobre a sua atividade como professor numa universidade dos Estados Unidos da América, através  de  depoimentos  de  antigos  alunos que  relatam  o  trabalho  e  importância  do  professor  e  as temáticas estudadas. Juntam-se-lhes dois depoimentos de um professor de Onésimo e de um professor universitário português que esteve na Brown University e assistiu às aulas de um curso de Onésimo Almeida. Na terceira parte, “Sobre o Escritor e o Criativo”, percorre-se o seu universo literário; enquanto na final, “Sobre o Ensaísta e o Pensador”, se reúnem textos sobre algumas das dimensões dessa vertente fundamental da sua obra.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador do Pelouro da Cultura, Luís Diamantino, fez questão de também homenagear o escritor e o amigo do Correntes d’Escritas. “Ele consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo, nunca diz não a nada. Tem a capacidade de dizer coisas sérias e muito inteligentes de forma simpática e completamente desarmante. Tem a facilidade estrondosa de fazer amigos por onde quer que passe”.

“Quero agradecer o muito que já fez pelo Correntes d’Escritas. Nunca negou qualquer tipo de apoio, faz eco de tudo o que aqui se passa e é o melhor mensageiro que poderíamos ter, sublinhou Luís Diamantino.