Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Inovar no Presente,
Garantir o Futuro!

Sections

Orfeão Povoense celebrou centenário no Garrett

O Orfeão Povoense celebrou o centenário da sua primeira apresentação pública, na passada sexta-feira, no Cine-Teatro Garrett.

Notícias

Orfeão Povoense celebrou centenário no Garrett

Póvoa de Varzim, 27.04.2015

O Orfeão Povoense celebrou o centenário da sua primeira apresentação pública, na passada sexta-feira, no Cine-Teatro Garrett.

O evento teve início com uma visita à Sala de Atos para conhecer uma exposição documental que narra a história do Orfeão Povoense, organizada pelo Arquivo, Biblioteca e Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

O espetáculo comemorativo inclui excertos de “O Caloiro”, opereta em dois atos, finalizando com a entoação da Cantata ou Hino do Orpheon, obras de Josué Trocado e musicas que foram incluídas no programa da primeira apresentação solene do Orpheon Povoense, há cem anos, com a atuação do Coral “Ensaio”, acompanhado pelo Grupo Instrumental da Escola de Música da Póvoa de Varzim.

Josué Trocado, mentor, músico e cidadão poveiro que ficou intimamente ligado à criação e atividade do Orfeão Poveiro, foi homenageado na noite de comemoração.

Este espetáculo contou com a colaboração da Escola Secundária Eça de Queirós, através da montagem dos cenários multimédia, levada a efeito pelos alunos do curso profissional.

Tal como aconteceu há cem anos (“o produto” do espetáculo reverteu «em benefício do Posto de Socorros a Náufragos que será enriquecido com um carro porta-cabos do modelo mais aperfeiçoado, conforme noticiam documentos da época) as receitas do espetáculo reverteram a favor dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.

Veja a fotogaleria