Inaugurada pelo Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, na última sexta-feira, o passeio dos livros passa a ser roteiro da época balnear, na nossa cidade.

A Feira do Livro está aberta das 16h00 às 24h00, exceto no dia 15 de agosto, que abre mais cedo, às 14h00. Consulte programa do evento.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim preparou, como é habitual, um vasto programa de animação cultural, de onde se destaca a atenção voltada para o público infantil e o reconhecimento de duas grandes figuras ligadas à Cultura, Luísa DaCosta e Manuel Lopes.

“A ler o mar” é o mote da Feira e representa não só os milhares de livros que vão estar disponíveis, mas também a excelente localização do recinto. São várias as editoras representadas, através dos oito livreiros (dois da Póvoa de Varzim) que têm vindo a marcar presença desde o início no certame, distribuídos por 28 pavilhões. É este núcleo inicial que faz com que a Feira do livro tenha vindo a conseguir manter a qualidade reconhecida por todos.

“Os livreiros são os mesmos ao longo dos anos, apesar de já ter havido mais pavilhões na Feira, porque foi-se optando por um formato mais compacto, até porque, como se sabe, também se tem editado menos. Edita-se apenas o que as editoras consideram valer a pena, elas apostam apenas em determinados autores e em certos livros”, explicou Luís Diamantino.

No certame poderão ser encontrados livros para variados gostos, incluindo exemplares de edições poveiras, disponíveis num pavilhão preparado para o efeito, e até livros usados ou antigos, já que na Feira estão presentes alfarrabistas.

De acordo com o Vereador da Cultura, a aposta cultural incidirá em “muitos lançamentos de livros no espaço próprio preparado na Feira para o efeito, sendo que, este ano, a animação cultural é muito direcionada para o público infantil. Vamos procurar cativar mais as crianças, pois elas são acompanhadas pelos pais, naturalmente, atraindo um vasto público para a feira do livro.”

A organização irá promover animação infantil ao final do dia, todos os dias, durante a semana, incluindo sessões de leitura (dia 3 de agosto), mas também palhaços pinta-caras “Kiki e Nené” (dia 5 de agosto) ou Marionetas Humanas “Agostinho e Felicidade (dia 7). Em vários dias do certame André Gomes irá apresentar o entretenimento direcionado para a magia ou para o palhaço de andas, entre outro tipo de animação.

Haverá sessões de apresentação de livros, como por exemplo, “O Enigma de Garum”, de Jorge Basílio, Zulmira Lima e Sofia Linhares, com a presença dos autores e seguida de sessão de autógrafos (dia 13); um concerto pela Banda Musical da Póvoa de Varzim (dia 9); espetáculo de dança (dia 11) pelo GRE Bonfim; a comemoração do Dia da Juventude por um grupo da Casa da Juventude da Póvoa de Varzim (dia 12), entre outras ações.

Um destaque especial ainda neste certame para a evocação à escritora Luísa DaCosta, no dia 8, às 18h00, com a apresentação do livro “O Ratinho Poeta” de Luísa Dacosta e Cristina Valadas. “Este será um dia muito importante para a Feira do Livro, com o lançamento do livro póstumo da autora que nos deixou recentemente e que também faz parte da memória da nossa cidade”, declarou Luís Diamantino.

O Vereador revelou que o lançamento deste livro para crianças será feito com “a presença da família de Luísa DaCosta, que se associa ao evento, que conta também com a colaboração de uma sua grande amiga, a professora Conceição Nogueira, diretora da edição do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim. Este momento será abrilhantado pela interpretação do músico Ivo Flores de alguns poemas da autora”.

As evocações na Feira do Livro não ficam por aqui, adianta Luís Diamantino, já que, nesse mesmo dia 8, às 11h00, será feita uma viagem na Lancha Poveira até ao largo de Aver-o-Mar para uma dupla evocação, a Luísa Dacosta e a Manuel Lopes.

Nessa homenagem serão lançadas flores ao mar e Aurelino Costa irá dizer alguns poemas. “Queríamos fazer a evocação de Manuel Lopes a 14 de agosto, quando passa mais um aniversário do seu falecimento, mas como se trata de uma data muito complicada na Póvoa de Varzim, achamos que a referência passaria despercebida e, assim, iremos aproveitar os momentos de homenagem a Luísa DaCosta, em especial este na Lancha Poveira e em alto mar, para evocar também o antigo diretor da Biblioteca Municipal, homem carismático e que teve um papel de mentor e motivador do projeto da construção da Lancha Poveira”.