O orador da palestra foi Francisco Lufinho, um aventureiro Português de 32 anos, completamente apaixonado pelo mar e pelos desportos náuticos.

Bateu o record mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, em 2015, depois de ter percorrido 874 Km durante 48 horas em cima da prancha, entre Lisboa e a Madeira.

Francisco Lufinha decidiu estruturar a sua experiência e partilhá-la com as mais variadas audiências, encontrando-se no top dos oradores mais genuínos e inspiradores da actualidade, suportado por uma história única de empreendedorismo, coragem e determinação, em torno do Mar Português.

Com o apoio da Fundação Oceano Azul e do Oceanário de Lisboa, Lufinha criou num projeto em que conta a emocionante história dos seus desafios em alto mar aos jovens, apelando a uma atitude pró-activa nas suas vidas e perante o mar que os rodeia.

O objectivo deste projeto passa também por ligar todo o território Português de Kitesurf, promover o Mar e a costa Portuguesas a nível mundial, transmitindo, ao mesmo tempo, mensagens de superação, liderança e trabalho em equipa.

Na plateia, para além da Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa esteve também presente o Comandante do Porto da Póvoa de Varzim e Vila do Conde José Marques Coelho.