O Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador da Educação e Cultura, Luís Diamantino, esteve presente na sessão de abertura desta conferência que teve como objetivo debater o papel das bibliotecas públicas e das bibliotecas escolares na promoção da educação artística.

O papel da Rede das Bibliotecas Associadas à CNU na promoção da Educação Artística foi o primeiro tema a ser abordado. A Educação artística nas escolas – criatividade e educação foi a segunda temática da tarde. A conferência contou com os testemunhos de representantes das seguintes bibliotecas: Biblioteca Municipal Ferreira de Castro – Oliveira de Azeméis; Biblioteca Municipal de Sever do Vouga; Biblioteca do Agrupamento de Escolas de S. Pedro Rates; Biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves; Biblioteca do Agrupamento de Escolas Cego do Maio; Biblioteca do Agrupamento de Escolas Campo Aberto – Beiriz; Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar; Biblioteca da Escola Secundária Rocha Peixoto; Biblioteca da Escola Secundária Eça de Queirós.